terça-feira, 4 de agosto de 2015

um Domingo em Briga

Estas tecnologias fazem coisas que me escapam por completo. Há bocado tinha um sinal vermelho no tablet que me dizia que tinha uma história pronta a ser publicada. E tinha título e tudo. Só sei que eram fotos que fiz com a máquina e coloquei no blog (em rascunho). A parte da data, compreendo, mas como que raio é que o tablet sabe de onde são as fotos?!?!? Mais uma prova em como o pessoal deve ter muito cuidado com o que coloca online...
mas pronto, receios à parte, aproveitei o título para o post. Claro que o nome português, uma vez mais, é parvo nas horas. Assim, daqui para a frente só uso o nome alemão: Brig.

Na foto vê-se que é uma pintura, mas quem vem distraído no autocarro... chega a pensar que é alguma construção à entrada da cidade.


A igreja é minúscula, mas consegue ter um gradeamento que separa o altar do resto, como se fosse uma igreja de um convento enoooorme. Além disso, construíram-lhe uma antecâmara em vidro (já neste século) para proteger das intempéries.


Aquela roldana na segunda foto pertence a um sistema de elevação complicado que foi criado para proteger a cidade das inundações do Saltina, um afluente (mínimo agora, mas que se agiganta no degelo) do rio Ródano. Se procurarem na rede, encontram imagens das grandes cheias de 1993 e da ponte em diversas posições (em inglês).
O Stockalperschloss é o edifício mais emblemático da cidade. Começando no jardim, com espelhos de água e esculturas diversas, umas mais modernas, outras a lembrarem os caretos daqui, que são bem comuns no cantão Wallis.



O edifício foi mandado erigir por um tal de Stockalper, no século XVII. O castelo está no caminho Stockalperweg que atravessa o passo de Simplon até chegar a uma terra com o nome engraçado de Gondo. Nos dias de hoje alberga a câmara municipal.


Eu tenho um fascínio pela mala-posta... eu devo ter sido cocheiro ou moço da cavalariça ou dona de taberna noutra vida. Sei lá.. era giro. E é engraçado ver ainda carruagens desses tempos (não muito distantes), ainda para mais com o detalhe da linha que servia.

As três torres têm os nomes dos três reis magos. Agora não me perguntem qual é qual, porque eu não tenho a mais pálida ideia.?

Sem comentários: