terça-feira, 18 de agosto de 2015

Olhar para cima

Há dias apreceram postais novos na loja. Peguei num para perceber o que eram e acabei por ficar a saber que havia um evento na cidade de Zurique que me era totalmente desconhecido (ultimamente as minhas folgas são passadas em extremos:  dentro de casa ou noutros cantões).
Cheguei a casa e fui para a net cuscar. Quando olhei para as datas, apercebi-me que só tinha anteontem para ir para o passeio... então lá combinei encontrar-me com o pessoal depois do trabalho para ver as coisas.

AUFSEHEN (olhar para cima) apresenta-se em vários sítios pela cidade, mas quase tudo da mesma forma: grandes telas ou projecções penduradas em diversos locais. Duas das instalações estão dentro da estação e eu vejo-as todos os dias. Uma é a estação de Zurique transformada em bonecos "pixalizados". A outra pode ser vista também na internet (e ao que parece em livro)  e é deveras interessate. Switzers é um trabalho sobre os estrangeiros que vivem na Suíça. As telas têm caras, nomes e nacionalidades ou citações como de uma mulher de um país africano (não me lembro qual e é citado de cabeça): "na Suíça o frango vem embalado, não é preciso matá-lo no mercado". Fascinante o trabalho do senhor Roduner (podem espreitar em switzers.ch).

Mas, como disse, há mais coisas em mais sítios e, segundo o telefone de um colega, caminhei 10 quilómetros para os ver quase todos (uns estavam fechados, outros não me interessavam). Aqui ficam as fotos dos melhores/mais interessantes (vá... para mim).
As asas de borboleta exótica pertencem a um grande conjunto de intsalações em Wipkingen (a cair para o subúrbio de Zurique. Urban Jungle - Auf und davon (que eu traduziria por acima e além
O orangotango já tem o nome Urban Jungle - Eine saubere Sache (uma coisa limpa).
Mas a peça mais interessante da compliação Urban Jungle é mesmo esta. Urban Jungle - Blumengraffiti (graffiti de flores). Na placa com o nome do autor da arte ainda estava uma nota, como se as flores falassem: ainda estamos a crescer. Siiiim! Eu não estou a gozar com ninguém. Este matagal faz parte do evento. Havia mais, mas achei que bastava uma foto para se ter uma ideia... :D
A caixa tinha a Uhu in the box. Nem comento!!! A coruja mexe-se, tem momentos em que parece qie está a interagir connosco. Mas é mesmo só parecer... porque lá estavam dois cromos a brincar a ver se havia um sensor ou algo do género (uma das cromas era eu...) A coruja pertence a um conjunto de duas corujas. A outra é uma projecção que se pode ver só de noite. Então ´conjunto é: Urban Jungle - Nachteule und Uhu (coruja nocturna e Uhu)


Já no centro de Zurique:
O tricot em volta das coisas já me irrita, mas as cores... são tão bonitas... Knitted Parking (sim, porque aquilo é uma entrada de um parque de estacionamento)

Muita gente pensa que essa coisa dos vegetarianos é recente, mas... a primeira casa vegetariana abriu na Suíça ainda no século XIX. (também só descobri com este evento na cidade). A Grasfassade é a fachada de relva e envolve o edifício onde está a Haus Hiltl, um restaurante, um talho vegetariano (?!?, mas é o que está na fachada) que está na mesma família há quatro gerações.

O Walter Tell (o nome do filho do Guilherme Tell) até está bem situado... chama-se Tradition e há lá coisa mais tradicional que um banco, na Bahnhofstrasse?!?! :D
Eu não percebo muito bem o que é que umas orelhas num observatório podem ser fascinantes, mas pronto... se eles dizem que é Faszinierend, eu acredito. :)


Dust Catcher e Fruit Machine. Um tapete (?) gigante numa parede e uma slot machine gigante, cada um associado a um supermercado diferente. E aquilo não fez linha... 


Sem comentários: