quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Bad Ragaz

No passeio por Coira encontrei um folheto que mencionava uma exposição de estátuas em Bad Ragaz. Há uns meses eu tinha ficado a saber da existência da exposição, mas esqueci-me. Como Chur não é grande, resolvemos ir até Bad Ragaz depois de almoço e ver as estátuas. Andámos por lá 3 horas e ainda ficaram muitas por ver.

Bad Ragaz é uma terriola minúscula já no cantão St. Gallen. Tem uma estância termal (não com água sulfurosa, quente e a borbulhar por todo o lado). Deve ser mais pela cor barrenta do rio que passa lá. Tamina chama-se ele. E não são as taninos do vinho que fazem bem?!?!? Portanto... é quase a mesma coisa... ahahahaha

Agora a sério, Ragaz tornou-se famosa quando se transformou em Bad Ragaz. Ou seja, a terra chamava-se Ragaz, depois descobriu-se lá na garganta do Tamina uma fonte termal (não percebi onde) e criou-se a estância termal (Bad, que pode ser também piscina ou praia, conforme o contexto).
É famosa pela estância, com hotel todo betinho. Mas também pelo facto de Johanna Spyri ter escrito a história da Heidi naquela estância termal (a senhora era adoentada, por isso é que criou a personagem Clara). Com o avançar da modernidade criou-se um campo de golfe. E outra forma de atrair turistas foi a criação da exposição trienal de estátuas, no festival Bad Ragartz.

É uma terra mesmo pequena, mas ainda deu para uns cliques (e não fui até à zona da estação, que me parece ter um edifício simpático) que deixo aqui. As estátuas serão para outro (outros?) post.

 A estância termal estava neste edifício. Renovaram-no e agora é um posto de turismo com uma fonte cheia de bicas com água a correr (não sabe a nada de extraordinário...).
 

O turista de meias foi fotografado por mim e comigo. Aí era o turista de sandálias e meias (que eu acho muito confortável) e a turista de pé descalço n(muito calor, ténis... claro que as meias azul-turquesa ficaram... imundas!).




Eu achei muito interessante a vitrine deste cabeleireiro. Aqui estão expostos os pins do 1.º de Agosto. Todos os anos a Pro Patria vende um pin para assinalar o aniversário da Suíça e angariar fundos em favor da pátria e da festa da pátria.
 Eu não vi placa por perto, portanto, acho que a decoração da fonte não faz parte da exposição.



 A garganta do Tamina. Uma pessoa que estava comigo queria subir a garganta. Mas... 200metros de altitude em 4km... uma subida demasiado abrupta para uma pessoa que não faz desporto... por isso... no way!!!

Não percebi aquele dique. Sei que a escarpa estava escorada. Não sei se o desvio da água é para evitar a erosão...
A estátua não fazia parte da exposição, mas da decoração em frente à biblioteca de Bad Ragaz. A fonte tem lá um aviso veeeeeeelho a avisar das punições caso resolvam danificar o património público.


Uma sequoia com mais de 100 anos. Se esta é enooorme, como serão as gigantes nos States?!?! 



O cemitério da terra surpreendeu-me como nunca me tinha acontecido por aqui. Nossa Senhora de Fátima e os pastorinhos representados deste tamanho num espaço de culto "dominado" por suíços?! No mínimo raro.


Outro Zé Manel que não pertencia à exposição. Mas ali... de braços abertos, não seria simpática se o ignorasse. :)


Sem comentários: