quarta-feira, 3 de abril de 2013

O jardineiro a usar o ferrari é que não!

A minha mãe é empregada de limpeza em casas privadas, trabalha para umas dez famílias e normalmente vai a duas casas por dia. Gosto de todos eles. Cada um à sua maneira é especial.
A maior parte das famílias é constituída por pais com formação superior, sendo que ensino é a área profissional da maior parte deles.
À Quarta-feira ela começa numa família muito especial. Andam meses sem lhe pagar, depois dão-lhe flores que os alunos lhes ofereceram e não tê pudor em dizer: elas morrem todas aqui, fica tu com elas. No que diz respeito ao trabalho da casa: tu é que sabes. Faz o que te pareça melhor. Tu és super! Quase todas as semanas ela traz uma história para casa. A de hoje é hilariante.

Pela manhã só o pai é que estava em casa. Despede-se a correr, com pressa para ir dar aulas. Passado uns minutos aparece ofegante (da cave até ao segundo andar ainda é uma estafa!!!): E. preciso de um favor teu. Tens o teu carro aí? É que o portão não abre. E o comboio já passou... emprestas-me o teu carro?! A minha mãe lá lhe disse que sim. Eu trago-to às 3h. É tarde? Então trago-o à 1h.

Passado um bocado, toca a o telefone e a minha mãe pensa Ai que ele bateu com a carroça! Como é que vai ser?!?! Afinal não: Olha é H.. [como se ela não conseguisse ler no ecrã do telefone]. Afinal só posso levar o carro às 3h. Não te importas?!?! 
Ela aceitou, iria mais tarde para a outra família. E como trabalha para aqueles doidos duas vezes por semana, hoje adiantou o trabalho para amanhã.

E lá foi o senhor professor com o renault clio mais velho que sei lá o quê (se eu mandasse, aquele carro já tiha iddo para a sucata há muito tempo [não é um carro poluente, pois ele passa num controle todos os anos, que eles aqui não brincam, mas...]). Eu pergunto-me que professor faria isso em terras lusas. Que professor se """"rebaixaria"""" ao ponto de pedir um chaço velho emprestado à empregada de limpeza?! E o contrário?! Quantos professores, engenheiros, médicos se disponibilizariam a emprestar o carro à empregada de limpeza?!? É que eu sei que mesmo sendo doidos varridos, eles não teriam qualquer problema em emprestar o carro à minha mãe, caso ela precisasse e o portão da garagem não estivesse avariado!!!  

Sem comentários: