sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dois pesos e duas medidas?!?

Estive a ver uma reportagem sobre um prémio para jovens inspiradores. Uma miúda de 13 anos toma conta de três irmãos para a mãe poder acabar o curso de direito. Dá o lanche, prepara as cadernetas dos irmãos, quando há recados, para a mãe ler, abre o computador. Sabe que disciplinas a mãe tem. Ou seja, a mãe pode estudar porque tem uma babysitter de borla.

Dois reparositos...
O primeiro, por esta perspectiva, também eu fui uma jovem inspiradora. Com 17 anos ajudava as freiras a tomar conta de mais de vinte crianças e adolescentes. Eu fui uma adolescente sobrenatural!!

O segundo reparo é mais grave: não é isto trabalho infantil?!?
Eu ajudava a minha mãe: lavava a loiça, lanchava sozinha, fazia a minha cama, ia comprar açúcar ou arroz à loja ali pertinho, sem atravessar nenhuma rua movimentada e ao fim-de-semana limpava o meu quarto. Era suficiente responsável para me deitar a horas, vestir sozinha (muito antes dos 13 anos!!!!) e fazer os trabalhos de casa sem grandes baldas. Mas eu ajudava a minha mãe para ela ir trabalhar.
Ela que foi a aluna mais inteligente da turma dela não estudou por falta de dinheiro e de oportunidade. Ela ainda tentou fazer até ao 9.º ano no sistema nocturno, mas achou que era prioridade alimentar os filhos e acompanhá-los minimamente na sua vida. Quando tinha que nos deixar, para ir trabalhar, a comida ficava pronta. E havia uma vizinha com a chave de lá de casa que estava logo disponível quando ouvia um simples espirro nosso. Eu ajudava a minha mãe, mas via televisão, brincava, fazia disparates como uma criança normal e a minha primeira tarefa, depois do regresso a casa, não era o lanche do meu irmão...

São estas duas bitolas que eu não entendo...
Um miúdo filho de um dono de café, numa tarde de Sábado de chuva, não pode ajudar os pais a lavar copos. É trabalho infantil. Miúdos que são bons actores, sonham ser actores a vida toda e andam nas telenovelas da TVI... depende de quem avalia... se gosta da TVI, está bem. Se não gosta, é trabalho infantil...
Esta mãe tem uma secretária/governanta/ama à disposição... e a miúda ganha prémios como jovem inspiradora, vai à televisão e toda a gente bate palmas.

Ora... decedAm-se!!!

Sem comentários: