sábado, 11 de junho de 2011

Tipicamente suíço

Camelos, capoeira, missangas, batuques, trancinhas, incensos, capulanas, didgeredoo... tudo isto é suíço no fim-de-semana de Pentecostes, aqui mesmo onde vivo... É o Afro Pfingsten que invade a cidade.

Confesso que as culturas e países subsaharianos nunca me cativaram. Não sei porquê, mas sempre me senti atarída pelo Pequeno Magrebe. Gostos!! No entanto, sempre respeitei as outras culturas e não vejo porque não hei-de, de vez em quando, entrar em maior contacto com toda a África.

O Afro Pfingsten (Pentecostes Africano) é um festival que ocorre durante uns dias, no fim-de-semana do Pentecostes. Na baixa da cidade, montam-se tendas onde se vende artesanato, comida, música, roupa, produtos de beleza, acessórios, feitos por africanos, e não só, a viver na Suíça, e não só.

A mistura do cheiro intenso das comidas com o dos incensos (e algumas ganzas) é coisa que não me agrada -já me basta os meus vizinhos da Eritreia cozinharem assim todos os dias (incenso incluído) e o meu vizinho da frente (suíço) ter uma plantação de marijuana (que a minha mãe chama carinhosamente de tomates) na varanda!! Mas mesmo não gostando do cheiro, é giro ver a cor, o movimento, a cultura. E é mesmo muito interessante ver os suíços (os tais que muitas vezes são considerados frios e racistas) a quererem experimentar a comida, a colocarem apliques no cabelo, a (tentar) dançar com a ginga que só os filhos de África têm!

Este ano havia um grupo de capoeira a actuar. A minha mãe viu, por acidente, dois camelos a circular na rua. Eu comi um mix de frutas delicioso (não era salada de frutas, era um mix, é diferente, não sei explicar e o ananás era mesmo docinho!!). Comprei um anel para o dedo do pé e uns brincos que nunca irei usar, mas... são muita cool as minhas caricas de Fanta limão árabes, não são?!? :D:D








Sem comentários: