sexta-feira, 10 de junho de 2011

Na minha terra, isso chama-se hipocrisia

O mundo dá muitas voltas.!! Eu nunca imaginei que o meu trabalho seria a embadalhocar-me toda com terra e, ainda por cima, ficar feliz com isso. Eu sempre fui alérgica a ir para as terras com a minha mãe. Logo aprendi a manha do tenho que estudar. Até que a minha mãe topou e eu acabei por ter que ir, quisesse ou não, para a ajudar nas milhentas coisas que há para fazer no campo.

No entanto, e apesar dessa alergia, sempre respeitei os agricultores. Os meu avós (os quatro) viveram do campo, o meu avô materno andou no Alentejo a espantar pássaros quando era um garotinho e conseguiu comprar a casa onde vivi a minha infância com os 57 escudos que juntou em terras tão longínquas (não esquecer que sou de Viseu!) para onde migrou sasonalmente durante uns anos.

Depois que comecei a gostar de aparecer toda porca em casa, isto é, depois que comecei a trabalhar nas flores, ainda dei mais valor aos agricultores. Não é a mesma coisa! Eu sei, eu sei... ninguém come orquídeas ou petúnias. E apesar das sementes de girassol e algumas prímulas serem comestíveis... o objectivo da minha firma não é alimentar ninguém, é dar cor à vida das pessoas. Mas... se houvesse censos agora, eu diria que trabalho na agricultura, porque assim é...

E dou mais valor porque sei o que é levantarmo-nos bem cedo e chegar a casa bem depois de o Sol se pôr. Sei o que é torrar ao Sol, engelhar com a chuva e enregelar com graus negativos, mas ter que continuar... porque o cliente não espera, mas também porque a planta tem que ser tratada daquela maneira, naquele momento ou acaba por perder qualidade, se não morrer mesmo. Mais!... eu não tenho que o fazer, pois sou uma simples auxiliar, mas os meus colegas que são jardineiros de profissão têm um plano que os revesa para irem regar as plantas ao Domingo (o esquema é mesmo uma porra, não se trabalha o dia todo, mas não dá para fazer mesmo mais nada durante o dia porque fica cortado aos bocados!!).

Por saber mais ou menos onde é que á coisa dói é que considero que o povo português (com as necessárias excepções) é uma merda! (eu sei que o O'Neill já disse algo muito semelhante, mas não é plágio, porque o sentimento de revolta não se plagia). Merda porque não faz uma porra para mudar a vida. Tudo está caro e impossível de sustentar, mas compram o que vem de fora em vez de investirem no que é nosso... esquecendo que se investirem em casa, o dinheiro fica em casa e, mais cedo ou mais tarde, dá retorno!!

Não compram tomate, nem pepino de produção nacional porque... sei lá o quê... ou então porque há um bactéria por aí à solta. Uuuuiiii! Que medoooo!!

Mas... seus hipócritas!!!!! Quando são dados... a qualidade já é a melhor do mundo, já cá não há E-Coli que assuste?!?!? São uns merdas, uns merdas, uns merdas!

Ou seja, anda o produtor de pepino, tomate, ou raio!, um ano inteiro a lutar contra as pragas, a pedir ao São Pedro que lhes dê um Inverno leve, que não lhes destrua as estufas, a enfrentar concorrência desleal (nos preços e na qualidade) dos produtos estrangeiros, a pedir a São Bento que não lhe coma tudo com impostos, a pedir a Hipócrates, ao Fleming, ao Pasteur e a todas as outras alminhas para que não surjam coisas como surtos de doenças transmitidas por bacilos... e vem o Zé Merdinhas... ajudar a deitar mais abaixo.

Não entendo a diferença entre um tomate de produção nacional comprado e um tomate de produção nacional oferecido. Será que a bactéria está na caixa registadora e... quando se abre... salta para os tomates e os pepinos?!?!

Hipócritas!! Merdosos!! Não compram porque têm medo, fazem com que os agricultores vos venham pedir de joelhos que, por favor!!!!, comprem o que tem qualidade... Que ódio eu tenho!!!...

A minha mãe passa a vida a dizer que não se deve desejar mal a ninguém, mas... eu cá acho que, daqui a um mês, todos os que receberam a oferta dos agricultores portugueses deviam ter um dor de barriga que durasse uma semana... Daqui um mês porque assim já não seriam pobres e mal-agradecidos a culpar a oferta que é produto do suor de muito madrugador!!!

E agora vou tratar das minhas pernas que estão inflamadas com uma bela alergia aos girassóis!! :s

Sem comentários: