domingo, 12 de junho de 2011

Agora, Paris e Londres são em Lisboa

Não, não estou a falar daquela zona de Lisboa junto à Igreja de São João de Deus e o cinema dos bancos porreiros.

Para a semana tenho que ir à embaixada portuguesa tratar de uma coisa e resolvi dar uma vista de olhos ao mundo cibernético para encontrar o autocarro certo. Apareceu-me uma página fantástica sobre Berna onde aparecem discriminadas todas as embaixadas existentes na cidade. Lá estão os contactos telefónicos, as indicações para se chegar a pé, de comboio e/ou de bus e ainda os horários. Deu-me na telha para ver se existia um site semelhante em Portugal. (Nem comento as minhas pancadas, mas é que a coisa é mesmo prática!!). Fiquei satisfeita por saber que o governo português também tem assim uma página.

Mas... não há bela sem senão!! Um muito simples (ou então não) é o facto de não ter indicações de transportes, nem um link para um mapa qualquer. Mas há mais... qual não é o meu espanto quando vejo que na lista com o título Embaixadas em Portugal encontramos embaixadas de países como o Afeganistão, a Albânia, a Antígua e Barbuda, a Arménia, o Bangladesh, os Barbados, o Benin... isto só para falar da letra A e parte da B.
Pois bem agora em Lisboa estão também, e respectivamente: Paris, Paris, Londres, Roma, Paris, Bruxelas e mais uma vez Paris.
Eu sei que não há embaixadas de todos os países em todos os países. Por vezes temos que tratar das coisas na embaixada mais próxima que é a 2000km de distância. Então, para evitar isso, os países arranjam pequenas delegações, sem embaixador, para serem representados em outras partes do mundo (o caso de Timor na Suíça, não tem embaixada, mas tem uma delegação as Nações Unidas em Genebra). Mas também sei que o governo português devia ter um pouco mais de brio e criar duas listas: as das embaixadas em Portugal (que poderia ser aaumentada com as tais delegações, se elas existirem) e as das que só existem noutros países. Aí, sim!, estaria a informar os seus cidadãos de forma correcta e nada confusa.
Mas esta pequenina coisa é mais uma prova de como esta gente não se esforça por manter o curral arrumado. Só querem poleiro e esquecem-se que os que estão mais acima é que devem dar o exemplo aos outros.
Vou dormir!

Sem comentários: