quarta-feira, 1 de junho de 2011

Snobismo puro

Tenho uma colega no curso de alemão que pode ser corrida a pontapé da Suíça a qualquer momento. A história dela é tão complicada e tão inacreditável que só pode ser verdadeira. Ela perdeu a nacionalidade suíça e, se não arranjar trabalho rapidamente, é recambiada para o país de origem. Eu tinha alguma pena dela, mas a semana passada perdi toda a pena e também o respeito que tinha por ela.
Comentei com ela que tinha ido ao aeroporto devolver as chaves, o crachá e o uniforme. Perguntou-me o que eu fazia por lá e, quando lhe disse que trabalhei nas limpezas mais de um ano, fez uma cara de desperezo que me deu uma raiva tão grande, mas tão grande...
Ela também trabalhou no aeroporto, mas as semelhanças param por aqui.
Ela trabalhou nos escritórios de uma companhia aérea. Eu trabalhei numa das equipas de limpeza. Mas a maior diferença vai além do uniforme e do mau cheiro das casas-de-banho. A diferença que deve ser assinalada é: eu despedi-me porque quis e ontem recebi o meu Zeugnis (uma espécie de carta de recomendação misturada com relatório de trabalho) onde dizem que estavam muito satisfeitos com o meu trabalho, que me aceitam de volta a aqualquer momento e que me desejam tudo de bom no meu futuro. Ela, ela foi despedida.

Afinal... quem é que tem direito a fazer cara de desprezo?!?

Sem comentários: