segunda-feira, 17 de junho de 2013

Like 'that', not like 'this'!

Sempre pensei que só os professores quase na reforma é que se esqueciam do que era ser aluno. Hoje descobri que até os mais novos podem ser uns enormes carrascos.

Uma colega, mais nova que eu dois anos, que se licenciou na mesma data que eu (eu atrasei dois anos com a mudanças de curso) escreveu no fb:
Apoio os meus colegas em greve amanhã!
Tinha para aí uns 10 likes. Eu escrevi por baixo: Eu não. Os miúdos não têm culpa.

E é a opinião que defendo. Se me tivesse acontecido uma coisa destas eu teria entrado em colapso. Eu fiz tudo na primeira chamada. Organizei a minha vida tempos antes para não deixar tudo para o último momento. Os resulados provaram isso mesmo. No entanto... há sempre uma nuvem por cima de nós. E 17 anos não é o mesmo que 30, sei que ficava a bater mal. E certas colegas minhas teriam que ser hospitalizadas. Não estou a brincar, tinha colegas a passar mal fisicamente antes e depois das provas!
O facto de as notas não terem saído não é o fim do mundo, nem sequer para ir a exame. Tem remédio. Agora uma greve num dia de exame (não interessa se é o primeiro, se é o último) é tramado!!

Parece-me que a classe, se quer o apoio da sociedade em geral, tem que ter um bocadinho mais de juízo. Ao ministro é igual ao litro se os putos não fazem prova de Português amanhã (vá, já é hoje). Agora alunos e familiares... DU-VI-DO que não se importem!!!!

Mas eu não fiquei aborrecida com a minha colega. Foi com uma amiga dela que me respondeu logo a seguir (devia ser uma dos 10 gostos) com a resposta mais madura que poderia ter visto em toda a minha vida: Azar!

Eu chorei ao ler a palavra com direito a ponto de exclamação acoplado... O Mundo está assim tão mau?!?!

Não, está pior!

Está pior porque eu não consigo dar aulas, mas a croma deva dar. Imagine-se o exemplo! Está pior porque as respostas da croma conseguiram ser ainda piores. Aqui a ingénua pensava que ela não poderia piorar! Está pior porque a croma não percebeu a ironia da conversa...

Eu: Eu não. Os miúdos não têm culpa!
Croma: Azar!
Eu: uma resposta q demonstra muita inteligencia e ainda algum altruismo.
Croma: uma resposta digna para um comentário desse tipo
Eu: o q? o facto de uma professora desempregada q sempre defendeu a suaclase terUMA vez em q nao concorda com a forma de agir dos seus colegas, pq ainda se lembra do stress dos exames?!?! realmente, sou mesmo parva!!!!!!!!!!
Croma: in a War there are always casualties!
Eu: claro. cm nao pensei nisso?!? realmente sou mesmo estupida!!!
Croma: if you say so...
Eu: sure!! i'm an huuuuuge ass!
Croma: AHAHAHAHHA
Eu: it's not funny!! it's tragic to be like that...
Croma: come on!!

Eu fiquei-me por aqui. As lágrimas não me deixaram seguir. Fiquei mesmo triste, sem capacidade para continuar a responder, com o sem ironia, com ou sem jogos de palavras, em inglês ou português. Fiquei triste pelo Passado, por mim e os meus exames feitos ainda no século passado. Pelo Presente, pelos alunos e seus familiares que vivem o stress de perto que não sabem como vai ser daqui a umas horas. Pelo Futuro. O Futuro dos meus sobrinhos emprestados e possíveis-futuros sobrinhos de sangue. Pela sociedade em geral que, entregue a pessoas que são masquinhas deste modo... não vai mudar tão depressa, não vai melhorar nunca. Não vai ter um Futuro decente.
É que os alunos não são santos de pôr num altar, mas... eu ainda me lembro do que vivi há 13 anos... e sei que são eles o nosso Futuro. Se eu não os começo a respeitar agora, quando o farei?!?!

E depois admiram-se que há verdadeiras guerras, com verdadeiros efeitos colaterais...

Sem comentários: