segunda-feira, 3 de junho de 2013

A minha empresa favorita

Eu lembro-me de estudar a mala-posta nas aulas de história. De me ser ensinado para que servia e como funcionava. Na literatura toda a gente já leu, no cinema toda a gente já viu. Uma casa sombria, numa noite de chuva, acolhe os forasteiros que se abrigam da intempérie. Os cavalos descansam na cavalariça. Chega sempre um homem com pressa para chegar ao seu destino, entra de rompante, desperta a curiosidade dos presentes que levantam os olhos do fundo das suas canecas, quer trocar os cavalos, bebe uma aguardente para aquecer, enquanto o moço da estrebaria ajusta os arreios no animal. Um mundo que sempre me fascinou, mas já não existe.

Por aqui A correio, die Post, é algo graaande. Não sei se é privada ou do estado, mas sei que adoro esta empresa amarelinha.

Tem uma rede de autocarros que abrange toda a Suíça. Tem hotéis. E em tempos todos os postos de recolha de correio e/ou pessoas eram num restaurante zur Post (junto ao correio ou no correio). Hoje muitos desses restaurantes  não servem mais do que refeições, mas mantêm o nome. E é adorável ir pelas aldeias pequenas no meio das montanhas e ver uma casa aqui outra ali e, de repente, a casa da mala-posta, adaptada aos nossos dias, isto é, com uma pequena bomba de gasolina à frente. :)
Adoro. Adoro. Adoro.

Mas também gosto da parte "normal" dos correios.
Existem caixas de correio por toda a parte. Acho que o posto de correios daqui fica  a menos de 500 metros do meu prédio, mas na estação de comboios (mesmo em frente ao prédio) há um marco de correio.
Os postos de correios são abundantes e têm um horário simpático: os normais é das 7h30 até às 18h com hora de almoço, de Segunda a Sexta; das 7h30 à 12h30/13H, aos Sábados. Mas a estação principal da minha cidade (com pelo menos 14 balcões de atendimento geral e um para serviços específicos), também está aberto ao sábado de tarde até às 16h. Sem falar em postos como o do aeroporto com um horário alargado até tarde e de Segunda a Domingo.

Depois dentro dos postos não podemos telefonar como se pode (podia) fazer em Portugal, no entanto podemos adquirir livros, material escolar variado, brinquedos, pequenos lanches, postais variadíssimos, envelopes de pequenos a gigantes, telemóveis e os sacos do lixo da cidade. Podemos ainda registar o euromilhões ou comprar raspadinhas.

Nos serviços a coisa é a loucura: pagar todo o tipo de contas, desde a luz, aos impostos, passando pela conta do mecânico ou do dentista. Podemos transferir dinheiro ou abrir contas poupança (os correios também servem de banco, eu tenho lá a minha conta corrente e dou-me bem com o sistema).

Os selos são variadíssimos, os preços acessíveis. Uma carta para a Suíça, enviada em correio urgente até às 19h de um dia chega no dia seguinte; em correio normal também pode acontecer chegar no dia seguinte, mas se não for, demora só mais um dia.

Os carteiros entregam a correspondência toda de manhã, em certos sítios o carteiro não toca duas vezes, mas passa duas vezes ao dia. Eles entregam encomendas pequenas e as grandes são feitas por homens da empresa que fazem o transporte em carrinhas. Nesse grupo estão incluídas as minhas injecções que, por causa da necessidade de serem conservadas a uma certa temperatura, são entregues numa caixa especial que volta para trás com o carteiro. Raramemte uma carta é devolvida mesmo que tenha endereço insuficiente, ilegível ou errado (eu tenho um postal enviado de Roma que chegou dois meses depois, mas... eu meti o código postal errado e não escrevi o nome do destinatário, coisa que aqui é fundamental devido ao facto de não haver números de andares... tenho que o procurar e depois coloco-o aqui, para provar o que digo).
Adoro, adoro, adoro.

E como a coisa funciona tão bem... acabo por me passar com os correios da tugolândia...
Uma croma de uma carteira ameaçou queimar os postais se eles volatssem a ir sem número de porta. Numa rua em que moram as mesmas 13 pessoas há mais de 10 anos... é uma dificuldade encontrar a senhora E.!!!!! Eu acho que era inveja de não ter ido ao Dubai ou de, pelo menos, não receber um postal de lá!
Desde Dezembro já mandei três encomendas que me deram (uma ainda está a dar) dores de cabeça. Uma veio devolvida porque o endereço era insuficiente. Estava completíssimo!!!! Com este anda para trás, anda para a frente paguei 4 vezes a prenda!!!
Mais tarde enviei uma moldura digital e eles cobraram 30 euros à destinatária. Era um imposto sobre um dicionário electrónico (sim, estão correctos os nomes dos objectos) num valor muito acima do que eu paguei. Mais, o aparelho já ia aberto, não poderiam cobrar impostos assim!!
Por fim enviei uma pequena  encomenda há mais de um mês e ainda não chegou. Uma encomenda do mesmo tamanho de uns livros que encomendei depois disso e que já chegaram há que tempos (um deles já está lido e outro já está em andamento!!!). Encomenda que, aqui, seria entregue pelo carteiro "normal", ao fim de 2 dias se fosse envio interno e de 3 ou 4 se viesse de fora da Suíça.

Eu já andava passada com a coisa em terras lusas. Mas depois do que vi hoje na televisão... estou besta!!!
Fecham postos de correio por um motivo que não entendo em sítios onde não há mais nada. Depois anexam-se os postos de correio a floristas, a mini-mercados...

Quer dizer, o processo no jardim à beira-mar plantado em vez de progredir, regride. Mais um bocadinho e qualquer dia estamos completamete no antigamente, com bosta de cavalo à porta da estações da mala-posta e tudo.

Sem comentários: