Se me der na telha, talvez faça os biscoitos. Mas como em terras lusas a minha cozinha não está equipada com formas de motivos natalícios... acho que vou usar a técnica do copo.
Ingredientes
para a massa:
100 g de manteiga
1 chávena (chá) de açúcar mascavado
4 colheres (sopa) de mel
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar
Modo de preparação:
1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavado, o mel e leve ao fogão em lume brando. Mexa com uma
colher até obter uma calda.
2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.
3. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve ao frigorífico por no mínimo 12 horas.
4. Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
5. Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.
6. Unte dois ou mais tabuleiros grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos pelos tabuleiros, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno prí-aquecido e deixe cozer por 10 minutos.
7. Retire do forno e deixe arrefecer. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.
Podem ser enfeitados com glacê, para tal:
1 clara
1/2 chávena (chá) de açúcar em pó
corante alimentar a gosto
Modo de preparação:
1. Numa tigela, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra.
2. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas.
3. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de pasteleiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário