sábado, 10 de dezembro de 2011

10

Hansel und Gretel, João e Maria, A Casa de Chocolate... há umas quantas formas de nomear a mesma história coligida pelos irmãos Grimm. Mas há necessiade de umas quantas explicações.
Por aqui é tradição natalícia ter uma casa destas. Podemos comprá-las montadas (há uma confeitaria que vende umas lindaaas, mas caras para estudantes! Namoro-as todas as vezes que passo lá, mas não tenho coragem de gastar cerca de 100 euros!!), montá-las nós mesmos (as caixas trazem os elementos e os enfeites, é como montar um lego), comprá-las feitas e decorá-las ou ainda fazê-las a partir do zero e cobri-las com todos os disparates de doçaria que encontremos na despensa.
Fazer chocolate em casa?!?, perguntam-se vocês. Não, digo eu. É que a casa de chocolate, afinal não é de chocolate... é de gengibre. Parece-me (isto sou só eu a supor) que em Portugal, a coisa foi adaptada porque não há a tradição dos bolos de gengibre e o doce que tem mais lógica para fazer uma casa destas, no que respeita à cor, é mesmo o chocolate.

Claro que também há a versão baratérrima e que pode muito bem servir para adoçar a boca de uma criança. E é essa que eu apresento aqui. Tem os motivos todos, só que impressos no papel, os miúdos podem brincar com a casa e comer os chocolatinhos que estão lá dentro sem temerem a bruxa má!! :D

(Existem peças de cartão que se movem, mas como vai ser uma prenda para uma miúda... não me apetece estragar a coisa para ver como é.)


Sem comentários: