quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sol da meia-noite

Foi uma expressão que eu ouvi durante muito tempo, sempre a pensar que era algo como: "a ver vamos, como diz o cego". Até que percebi que o "Sol da meia-noite" até é coisa para existir no Pólo Norte...
É um fenómeno que tem a ver com a inclinação da Terra e da aproximação da Terra ao Sol e mais não sei o quê e tal e coiso... (têm que desculpar, eu percebo, mas não sei explicar. Também não sou professora de geografia e/ou ciências!) e faz com que numa altura do ano seja mais claro lá para o Norte.
Pois bem, esse fenómeno verifica-se também por aqui. Claro que não é com a mesma intensidade, nem com a mesma duração, mas no dia mais longo do ano (21) o Sol, por cá, levantou-se ainda não eram 6h e pôs-se eram quase as 22h.
Isso fez com que às 5h já fosse dia e Às 22h30 ainda houvesse uns raios de luz. É tão bom sair de casa às 6h43 e o Sol já incomodar nos olhos!!
Mas agora vem o revés... desde que o solstício se deu os dias vão encolher cada vez mais e, segundo a minha mãe, com muito mais rapidez do que acontece em Portugal.

Esta é uma das muitas diferenças que eu gosto.
Encanta-me, mesmo, estar sentada ao computador e conseguir ainda ver alguma luz lá ao fundo.
Tal como alguém retratou aqui, é uma sensção de infinito muito boa.

1 comentário:

Ângela Mendes disse...

para mim, não há beleza natural tão bela como o nascer do Sol. durantes muitos e muitos anos assiti diariamente a este espectáculo!! entendo-te.