sábado, 19 de abril de 2014

18

Andei a limpar o meu livro das caras.
Gente que eu nunca procurei, mas que me adicionou e apesar das minhas tentativas... não se consegue uma conversa mais longa do que ah! como estás? há quanto tempo?!?! pois é!!
As benditas partilhas de imagens de campanhas que não interessam ao Menino Jesus. Ou orações em que se mistura religião com superstição, em que se reza uma oração em troca de dinheiro. Ou campanhas em que a criança, das duas uma, ou já está curada ou já morreu. Ou de estatísticas cheias de erros como a última que vi esta noite em que Portugal tem um ordenado mínimo de quase 600 euros.

E, por último, a troca de ideias sobre qualquer tema.
Hoje foi o Japão que me levou a apagar um contacto. Publicava-se uma notícia sobre mais uma bizarrice que, ao que parece, anda a circular em terras de Sol Nascente. Eu calhei a comentar que os acho demasiado bizarros e que aquela notícia (e outras semelhantes) só me faziam afastar mais daquele país. Estava eu a trocar ideias, justificando a minha opinião, com o meu contacto quando entra um contacto do meu contacto na conversa.
Um baita discurso que se aproximava das minhas ideias e eu senti-me aliviada. É que não conheço ninguém que tenha uma opinião sobre os japoneses semelhante à minha. E comentei o facto de termos opiniões semelhantes (de vez em quando sabe bem ter alguém que, de forma justificada, concorde connosco!!!). A resposta da pessoa: Eu até achei a notícia interessante e simpatizo com o Japão. Eu estava a falar dos EUA.
Hããããã?!?!? Só houve um momento em que, em contexto, mencionei um país que tem ainda ditadura, porque queria que as minhas palavras fossem claras. Logo em seguida, fechou-se esse parêntesis e voltámo-nos a centrar no Japão, sem comparações, sem menções a outras culturas e de repente, aparece aquele de para-quedas e mistura alhos com bugalhos... Desisti da conversa e... delete!

Eu não tenho paciência mas também não consigo ficar indiferente. As pessoas partilham sem pensar e/ou investigar sobre as coisas, usam como comentário as ideias dos outros, fazem citações que nem sempre são mesmo daqueles autores, que nem sempre são adequadas àquele contexto, e cujo valor, por vezes, não sabem avaliar.

Se o que entrou na conversa depois fosse coerente, não me incomodava nada de continuar na conversa a trocar ideias como estava já a fazer com o outro, mas não... 

Como eu não consigo ficar indiferente, e tenho que me preservar (tenho cada recomendação médica também!!!)... nem que seja eliminando pessoas da lista, tenho que obedecer à recomendação do meu médico que me disse sabiamente há coisa de um ano, Há momentos em que temos que desligar e desistir de ser D. Quixote do Absurdo.

3 comentários:

teresa disse...

Há personagens, de facto... E sem dúvida que uma limpeza de primavera, por vezes, vem a calhar, mesmo que seja virtual, até é mais simples do que arredar móveis e lavar paredes :) agora a sério, não vale a pena aborrecermo-nos e, como tal, é a coisa certa.

Luísa disse...

Realmente... é mais fácil carregar numa tecla para fazer a limpeza...
É que isso de arredar móveis... arrepia-me!!! Esta Primavera/início de Verão vai ser qualquer coisa do outro mundo cá por casa... até vão dar direito a "posts" e tudo.

teresa disse...

Ups! Boa sorte :) (digo eu, a ganhar coragem para fazer o mesmo...)