segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sechseläutenplatz

Mas que raio de nome é este? E falei de queimar o Böögg no post anterior?!??!

Eu vou tentar explicar a coisa.

A praça (Platz) chama-se assim pois é naquele sítio onde se comemora o Sechseläuten (ou em alemão de Zurique Sächsilüüte). Mas o que significa isso?? Pois... vi-me aflita para perceber a coisa... ora bem, se eu entendi bem...

Sechseläuten tem a ver com a decisão a mudança de horário de Verão para Inverno em pleno século  XVI. Não é que se atrasassem os horários como se faz agora. Simplesmente o dia de trabalho acabava às 5h da tarde antes do equiníco de Março e a partir do equinócio a torre do Grossmunster iria mandar recolher só quando tocassem (läuten) as seis (sechs) (que ainda é assim, pelo menos na construção civil... no fim de Março o meu pai chega uma hora mais tarde).

A festa propriamente dita, pelo menos nos dias que correm, faz-se numa Segunda-feira de Abril. Ali se passeiam os grémios da cidade, vestidos a rigor, muitos montados em cavalos de belo porte. Nesse desfile, as pessoas da plateia oferecem flores aos que desfilam. Foi interessante ver, horas antes, o pessoal a passear-se com ramos enormes de rosas e depois, ao regressar a casa, ver alguns vestidos a rigor com grandes ramalhetes compostos pelas flores que foram recebendo. No Domingo que antecede esta festa os miúdos também têm direito à sua festa. Fazem um Kinderumzug  (desfile das crianças) que vão trajadas a rigor. Eu, como estava a trabalhar, vi crianças aqui e ali, não vi o desfile propriamente dito. No entanto, tenho a alegria de comunicar que houve crianças portuguesas que, apesar da chuva se apresentaram com trajes típicos do jardim à beira-mar plantado (não identifiquei os outros, mas pelo menos as saias de riscas coloridas da Madeira estiveram lá!)

Faz parte desta festa o que a minha mãe se diverte a chamar de queima de Judas cá do sítio. O Böögg, um boneco de neve gigante, cheio com elementos pirotécnicos, é colocado em cima de uma pilha de lenha e às 6 horas de Segunda-feira deitam-lhe o fogo. O boneco representa o Inverno, assim, se demorar muito até que a cabeça dele expluda (literalmente) o Inverno demora a passar e o Verão vai ser fraco, se demorar pouco, é Verão de estalar. Assim um bocado como o dia da Senhora das Candeias em Portugal. 
Supostamente este Verão vai ser de arromba, pois o boneco demorou só 7miuntos e 30 e qualquer coisa segundos a rebentar. Mas tendo em conta que aquela lenha está molhada desde Sexta passada por causa da chuva de Abril... parece-me que não foi o Böögg, mas sim a gasolina (ou algo do género) que decidiu que o Verão vai ser bom... :)

Eu já conhecia esta festa há vários anos, mas nunca tinha tido oportunidade de presenciar nada. Este ano... até tive vista mais que privilegiada sobre a praça. Além de ver o processo de construção da estrutura do boneco a semana passada, vi como eles se "aproveitaram" do pessoal para fazer dinheiro (explico com as fotos) e vi o boneco a arder sem ter que me desviar dos milhentos chapéus de chuva que havia pela praça e ruas adjacentes...

(as fotos podem-se ampliar)

Aqui temos uma panorâmica da praça. Os sinais de proibição de estacionar bicicletas já tinham sido colocados muito tempo antes. Atrás daquela tela branca que se vê do lado direito da foto dava-se volta aos tubos do tal jogo de água.

Nesta preparava-se o Böögg falso. A festa da reinauguração da praça acabou ontem e o Böögg foi hoje... então eles juntaram duas coisas numa só. Algo diferente para a população e uma forma de fazer dinheiro com esta história toda. Assim, montaram o boneco e uma estrutura que permitia ficarmos à altura dele e fazer uma foto que pode ser encomendada na internet e que, depois de feita a transferência bancária , nos é enviada no prazo de cinco dias. Então, para garantirem a segurança das pessoas o boneco que se vê ainda ano chão e sem cabeça não estava recheado com pirotecnia. Esse foi colocado hoje de manhã. (modelo 1 para ganhar dinheiro)

Com estas vemos a estrutura de frente e o boneco de neve escondido por atrás. No meio, em baixo, compravam-se os bilhetes para os concertos que se realizavam por trás da estrutura. (modelo 2 para ganhar dinheiro) Também por questões de segurança, havia uma entrada separada da saída e o número de pessoas que podiam estar lá em cima ao mesmo tempo era escrupulosamente controlado. 
 
Outra perspectiva da praça onde se podem ver as árvores que foram plantadas de novo e, à mistura, os painéis das duas exposições que mencionei no outro post.

Esta foi feita ontem à tarde. Com muita chuva à mistura, depois de se dar por concluído o desfile dos miúdos, começou o trabalho de desmontagem da estrutura das fotografias e substituição do falso pelo verdadeiro boneco de neve.

Eu disse que tinha vista privilegiada sobre a praça. Fui até à arrecadação da gelataria (dica da D.) que é no sótão e... vi tudinho... desde os cavaleiros andarem à volta do boneco em fogo até à cabeça do boneco cair (vê-se mal, mas na terceira foto, a cabeça já rola... :D)

Curiosidade que li num jornal on-line: para proteger o chão (e não o tornar perigoso para os participantes, principalmente para os cavaleiros) usaram-se 460 toneladas de areia.  Sim... foram só 21 camiões... que é que é isso?!?!?
 
Bem... mas com esta história não foi só o boneco que perdeu a cabeça. Numa confeitaria fina da cidade também souberam aproveitar o momento e fazer dinheiro com o boneco. Criaram mini-Bööggs e eu lambuzei-me... Havia os grandes a 25 francos e eu comi dos pequenos que custavam 5 francos. A pira é de bolo de chocolate com mousse de chocolate e as labaredas em massapão. O boneco do meu bolo não era comestível, mas não sei se se passava o mesmo com os grandes. (modelo 3 para ganhar dinheiro)

Esta é uma tradição engraçada. Duvido que o boneco tenha alguma influência na meteorologia, pois isso é mais coisa do S. Pedro. Mas é tão engraçadão ver as pessoas a saírem à rua vestidas a rigor, a cumprir rituais, em família...

Sem comentários: