segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Praça da cidade

O departamento da construção subterrânea e/ou ao nível do chão, isso ou foi a melhor tradução que consegui para Tiefbauamt, andou três eternidades para colocar uma praça de Zurique nos trinques.
Já andava tudo farto de pó e barulho, já todos queriam aquele espaço em ordem. No fim de muito reclamarem, lá se esqueceram dos atrasos com a festa que lhes deram.... Desde o início a semana passada até ontem à meia tarde que na Sechseläutenplatz que houve festa rija.

Houve uma noite de Jazz, uma de cinema ao ar livre com o filme One Chance, uma noite chamada de Music Festival que teve a participação de vários artistas de estilos bem diferentes (eu saí do trabalho e os Pegasus estavam a actuar, mas.... estava a chover e eu estava cansada demais para festas!). No Sábado durante o dia os mais pequenos puderam divertir-se a andar em cima de camelos, com o apoio do circo Knie e do Jardim Zoológico de Zurique. E ao fim do dia, tive o prazer de poder trabalhar ao som da orquestra da Ópera de Zurique.
Além disso, na praça pôde-se ver duas exposições, uma sobre a história e importância daquele espaço ao longo dos séculos e a outra uma selecção de fotos dos picos da montanhas suíças (recomendo vivamente que se dê uma espreitadela ao link).

Com tudo isto, nos intervalos do trabalho (a gelataria é pertinho da praça) acabei por aprender umas quantas coisas mais sobre a cidade e sobre aquela praça em específico...

Com as obras de remodelação da praça e criação de um parque de estacionamento subterrâneo, em 2009, descobriram-se vestígios de palafitas do tempo do neolítico. Ou seja, die älteste zürcher Siedlung (a povoação mais antiga de Zurique) esteve ali situada. Mas com as minhas andanças fiquei fascinada por saber que durante a Segunda Guerra Mundial aquela praça serviu de campo de sementeira de batatas. Mesmo não se sabendo alemão, aqui encontra-se uma evolução da praça interessante de se ver.
Numa das pontas da praça está o edifício da ópera (Opernhaus Zürich) que até 1964 era chamada de  Stadttheater (teatro da cidade, repare-se na quantidade de consoantes consecutivas). É ali que montam a roda gigante para a Street Parade e/ou outras festas de grande alcance na cidade. É naquela praça que o circo Knie vai estar durante um mês já a partir de dia nove. É ainda naquela praça que o palco principal da Street Parade é colocado. E é ainda ali que se vê o Böögg a arder.

Embora pareça um pouco uma eira, na Sechseläutenplatz encontramos ainda um jogo de água com repuxos que já fizeram a delícia de alguns petizes e vamos poder sentar-nos à sombra das árvores (ainda jovens) usando cadeiras coloridas que vieram da França (esta é que me deixou um bocado espantada... não saberiam fazer cadeiras por cá?!?!).

É uma praça ampla, na cidade de Zurique que, apesar do stress das obras, agrada a toda a gente e por isso teve direito a tanta festa...

Sem comentários: