sexta-feira, 18 de abril de 2014

Kunst oder what the f***?!?*

Hoje estava de folga mas fui para Zurique só para ir ver um mamarracho.
Há já uns tempos que se falava de uma grua como obra de arte junto ao lago. E porque era feio. E porque era arte. E porque não tinha nada a ver com a cidade. E porque estavam a ser radicais e intolerantes.

Resultado: a suposta arte acabou por ganhar. Esta semana apareceu todos os dias no jornal a evolução da instalação da grua. Até que foi dado por concluída ontem. Hoje fui ver a arte (?!) e pronto... confirmei o que suspeitava... aquilo não é arte nenhuma...
Uma grua de cargas e descargas de um porto grande, numa cidade que não tem transporte fluvial e conta com três ou quatro cais para barquitos pequenos e com um cais um pouco maior para os barcos turísticos que se passeiam pelo Lago Limmat... eu vou ali e já venho para achar piada à coisa. Além disso... a grua está toda ferrugenta!!!!!! Ao menos que montassem uma coisa bonita, com aspecto mais lavado... Agora isto... Eu fotografei de perto, mas aqui dá para ver o impacto da coisa... fica lindo ver o Grossmunster com aquele mamarracho à frente!!!! :/

Mas isto dos conceitos de arte... há muito que eu os acho um bocado distorcidos. No entanto, entre os suíços a coisa está mesmo twisted!!! É que o Hafenkran (grua de porto) no meio da cidade de Zurique é coisa de meninos, se compararmos com esta coisa (não consegui nada em língua decente, mas dá para ver os "bonecos") que uma artista suíça, a viver em Düsseldorf, fez em Colónia na mais antiga feira/mostra de arte do Mundo. Mesmo sem autorização, resolveu andar a pôr ovos (assim como as galinhas) nua no meio da rua. Os balões de tinta (ou lá o que seria) que ela enfiou na vagina foram expelidos para uma tela que pode ser comprada. Esta coisa representa o nascer de uma obra de arte. Eu confesso que sou uma bota de elástico e só vi o nascer de uma coisa sinistra!!!!

*Arte ou ....?!? Adaptação livre do título do vídeo cujo link deixei aqui, que pergunta se é Arte ou pornografia...

Eu ainda gostei da sugestão de uma colega que foi comigo, ao menos que lhe pendurassem um vaso gigante no guincho. Com uns gerânios. Assim ainda tinha algum jeito. E até que era uma ideia! :)

Sem comentários: