quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Dia da Reunificação Alemã

Nós falamos na queda do Muro de Berlim. É verdade que foi aí que começou a mudança física (as conversações já existiam antes!), no entanto a coisa assinala-se mesmo no dia da Reunificação Alemã.
Faz hoje 23 anos que isso aconteceu. Desta forma, o Google.de foi simpático em desenhar os Trabant a passarem em frente ao Checkpoint Charlie.

2 comentários:

teresa disse...

Obrigada uma vez mais pela lembrança, Luísa. Visitei Berlim em 81, para comprar um carro que levaria para outro continente, isto porque o mercado dos usados era apelativo na Alemanha e, com estatuto próprio a trabalhar no estrangeiro, tinha a possibilidade de fazer uma boa compra quase isenta de impostos. Recordo ter sido recebida por uma amável família portuguesa e da confusão que era, atravessar a cidade: obstáculos, passagens em trânsito de 'ocidente' para 'oriente', enfim. Nunca mais lá voltei (vou mais vezes com a cara-metade a Munique por motivos próprios), com ou sem muro, retenho na memória instantâneos de uma fantástica paisagem urbana :) (o muro impressionou-me, bem como coroas de flores e nomes de quem tinha sido 'apanhado' na travessia)

Luísa disse...

Quanto às compras de carros, parece-me que ainda hoje a coisa é compensadora. tem é que se ter paciência para fazer a legalização (mandar fazer é um disparate, o que se poupa em impostos vai em pagamento desse serviço).

Berlim, Berlim... Eu ando a sonhar com Berlim desde muito nova. Li OS Filhos da Droga, gosto de David Bowie que descobri na adolescência. São coisas que nos marcam... Também gostava de ver a diferença entre este e oeste (dizem que ainda hoje se nota).
Tenho é que ver se vou lá rapidamente porque parece que a Mercolina (o nome carinhoso que a minha mãe dá à chefona alemã) deixou que se destruísse uma parte da história alemã para fazer... condomínios de luxo!!!! Eu admiro a mulher me muita coisa, mas nesta... eu sei que ela não é a presidente do município de Berlim (ou algo que se aproxime disso). Mas deixar apagar uma história tão recente e tão trágica (o pré, o durante e o pós muro... todos eles foram momentos duros para o Mundo!)... é burrice pura!
No entanto, parece-me que se me aproximar muito do Muro vou ter alguma coisa má. Porque eu só de ver imagens da wikipédia já fico toda comovida...