quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A semana dos burros...

- De onde és?
- Cuba.
- Ah. bem me parecia que eras da América Latina.
- Não, não. Sou do Caribe.

A cabra da minha chefe deve ficar mais contente com este tipo de funcionários.
Na Segunda, eu era caixa 1. A autora da pérola acima era caixa 2. A pessoa que está na 1 nunca sai de lá, a que está na 2 sai quando não há muitos clientes e vai fazendo outros trabalhos. À pessoa da caixa 2 compete o reabastecimento dos cigarros e das guloseimas junto às caixas, compete-lhe esvaziar os caixotes do lixo e, perto do fecho, começa a limpar a sala da pausa e acaba, já depois do fecho, a limpar as caixas.
Eu pedi à chefe de turno moedas e enquanto eu abria e não abria a caixa ela disse-me: depois eu digo-te quando deves começar a limpar. A mim não me incomodava, mas fiz o reparo, eu ainda não percebi: é caixa 1 ou a 2?!?! Ela responde: na realidade é a 2, mas esta não sabe.
Concordei, a mulher não sabia nada. Mas... o problema é que ela não sabe MESMO nada!!!!

Ela fez asneira e registou um produto a mais. Não sabia anular, lá fui explicar. Disse que o troco da cliente era para ela guardar e que eu dava logo a seguir o dinheiro do produto a mais. Não é que a croma da minha colega meteu o troco da mulher na caixa?!?!? Que confusão. A cliente dizia que não tinha o dinheiro, eu dizia que lho tinha dado. Lá teve ela que ir pesar o dinheiro (meia hora depois de ter começado!!!) e afinal a cliente tinha razão! Pior... eu acho que a cliente, mesmo assim, ainda perdeu dinheiro...
Então, a chefe disse-lhe para dar 18 francos à senhora. Lá começa a croma a tentar anular uma compra de não sei o quê, eu já não percebia nada, chamei a chefe. Na realidade o supra sumo da anormalidade só tinha que abrir a caixa e dar o dinheiro à mulher. Eu levantei-me, sem exagero, mais de 40 vezes a tarde toda. Para resolver merdas que uma lesma resolvia. Quando se recebe o pagamento, faz-se o registo e a máquina calcula por nós o troco. Complicado!!!! Mas quando nos enganamos e registamos mais do que recebemos só temos que fazer a conta de cabeça. Complicadíssimo!!!! Uma amiba resolvia o problema em segundos. Mas aquela abécula... não era capaz de resolver o seguinte problema:
Total a pagar: 27,5 francos
Total recebido: 30 francos
Total registado: 50 francos
Valor a dar?

Total a pagar: 27,5 francos
Total recebido: 50 francos
Total registado: 30 francos
Valor a dar?!?

Eu tive que me levantar umas quantas vezes para fazer estas contas. Cheguei a um ponto que eu quase berrava, depois ultrapassei os meus limites e disse-lhe que era uma conta de escola primária que não se admitia que não soubesse fazer aquilo. Os clientes riam-se e diziam-me para ter calma. Mas eu dizia-lhes que uma tarde inteira a fazer aquelas contas e a perder tempo na minha caixa não se admitia. Um cliente disse-me que ela não tinha que estar a aprender numa hora movimentada, que tinha que ser durante o dia, porque assim estava a atrasar as pessoas. O problema é que naquele supermercado todas as horas são movimentadas e eu nunca vi uma pessoa tão lerda... no entanto, disse-lhe que tinha razão e recomendei-lhe que fosse reclamar à chefe.
Resultado... eu quase que lhe batia com tanta raiva... e a limpeza da sala da pausa e afins ficou por fazer. Só limpei as caixas, porque de manhã seria muito complicado andar a limpar com clientes por perto...

É disto que a ditadora gosta... Eu agora até tenho pena de me ter despedido, porque eu queria vê-la a subir às paredes com aquela acéfala!

Sem comentários: