terça-feira, 8 de outubro de 2013

Número 10

Hoje o M. faz anos. Pensei grande parte do dia nele. Que saudades do Bayerischmann! Mas por pensar nele e no aniversário e a escrever-lhe uma mensagem de parabéns e mais não sei o quê andei feliz, aquela Felicidade!, grande parte do dia.

Mas hoje também foi dia de ir ao neurologista. Fui lá fazer uma consulta de rotina para poder enviar uns papéis para receber um apoio para pagar as caréééérrimas injecções. Correu mais ou menos bem. O médico está contente por não haver crises novas e os sintomas estarem praticamente a zeros. [bem] Mas com as minhas perguntas fiquei a saber que é complicado demais viajar para a Argentina com as injecções atrás (ele ainda não recomenda que eu mude para os comprimidos). [mal]

Ele mandou-me ler umas folhas antes de assinar para ver se eu concordava. Claro que sim... pela minha formação em neurologia avançada... claro que percebi que estava tudo nos conformes... :p

A falar a sério, estava tudo em ordem, só havia uma sigla que eu não sabia o que era. Eu perguntei logo o que era aquilo. Disse ao homem que confiava nele, mas que queria saber as coisas. Ele explicou logo: é uma sigla que tem a ver com o estágio em que a doença está. Ele disse também que compreendia as minhas perguntas e foi logo imprimir uma folha com a lista. Começa em 0,0, passa a 1,0 e depois do 1,5 é contado de meio em meio ponto até 10.

 O 0,0 que é o que todos os afortunados têm, ou seja, nada de mau foi encontrado no cérebro ou na coluna. O 1,0, que é o que eu tenho e que não é assim tãããããão mau. Este 1,0 atesta que não tenho nenhuma incapacidade e que só tenho uma geringfügige Störung in einem funktionellen System, que é como quem diz perturbação insignificante num dos sistemas funcionais. E no consultório fiquei-me por aqui, até porque não sabia o que significava  geringfügige (haja alguma coisa boa na MS... aprende-se alemão!).

Agora estava preparar a mala para amanhã e arrumar as papeladas que acumulei hoje quando calho a olhar para o número 10 da lista: Tod durch MS. Supostamente, por vários motivos, eu estou loooooooooooonge da morte por esclerose múltipla. Mas eu digo-vos... Num dia em que andei a celebrar a vida de alguém, bater com os olhos numa realidade que pode (ainda que para lá de remotamente) ser a minha... Daqui a um mês e um dia eu faço 31 anos, não precisava de ler e deprimir em segundos (nunca deprimi tão rapidamente) no dia de hoje...

Sem comentários: