domingo, 6 de outubro de 2013

E o rabinho lavado em água de rosas?!?

Estava sem vontade de cozinhar e como ia tomar café com uma colega aproveitei para almoçar na rua. Como estava sozinha a comer deu para ouvir as conversas todas à minha volta. E a cusca de serviço deu muita atenção dois indivíduos que falavam em francês. Claro... a língua que mais domino!!! :D :D

Um ajudava o outro a procurar trabalho, fazia-lhe perguntas sobre o seu passado laboral, sobre o currículo. Dava-lhe dicas. O outro, que me pareceu espanhol, dizia que tinha trabalhado como jornalista. Que não queria trabalho no exterior por causa da chuva e do frio. Queria ir para a indústria.
Ora bem... um tipo que está no cantão Zurique a falar francês demonstra logo um problema grave: falta de conhecimentos básicos da língua oficial da região. Com a insistência em não querer trabalho nas obras demonstra mais uns três ou quatro problemas, que, a não ter atenção, vão ser um grande entrave.
Primeiro, se não sabe falar e insiste na indústria, mostra que não percebe nada da Suíça. Aqui, a não ser que se tenha um santo muito forte, quem não sabe falar a língua começa em dois sítios: limpeza ou obras.
Segundo, se não é humilde para aceitar qualquer oportunidade, está tramado! A humildade é apreciada pelos suíços.
Terceiro, eu até percebo que o trabalho nas obras implique ser mandado para casa no Inverno, mas... qual é o melhor? Ser mandado para casa no Inverno, mas ter trabalho no Verão, ou não ter trabalho nenhum?!?!?

Eu não entendo... estão mal no país deles, são capazes de comer pão bolorento, mas agora deram em chegar cá e quererem tudo como se fosse na santa terrinha?!?!? Ficam-lhe bem esses sentimentos... o pior é que a coisa pode correr mal e depois... ah! os suíços são muito rígidos... eu pergunto-me porque será...

Só eu aceito qualquer tralha (desde que não afecte a minha saúde!)...

Sem comentários: