domingo, 26 de julho de 2015

Andermatt

Andermatt é uma aldeia no alto da montanha. A pouco menos de 1500 metros de altitude é um destino de esqui no Inverno. No Verão, quando só há neve em sítios para lá de inacessíveis, torna-se num hotspot (palavra engraçada) para os malucos das caminhadas. Tem uma igreja, uma capela num alto, um clube de tiro, uns quantos hotéis e restaurantes e pouco mais. Não fui pela caminhada, nem hei-de ir pelo esqui (que eu não sou maluca nem rica para ir para uma estância de esqui). No entanto, também não dei como perdido o tempo passado lá.
 
Não, os suíços não são a favor das ursadas. (Touro-tourada, urso-ursada!!!). A fonte tem o símbolo de Andermatt, que é um urso e uma cruz por cima. Como é difícil fazer a cruz pairar sobre o urso... espetaram-lha no pêlo. :p
 
Imagens tiradas da frente da tal capela. (Somos mesmo pequenos!!):
 
 
Detalhes do interior da capela. Devo confessar que aquela mão ali a segurar no crucifixo me pareceu meio sinistra...

 
Tenho desenvolvido uma ocupação que pode ser vista como algo um tanto ou quanto sinistro. Mas... aqui os cemitérios parecem jardins, muitos são O adro da igreja. Por isso, dou comigo a deambular pelo jardim de paz (tradução literal de Friedhof, cemitério em alemão) e a tirar fotos às campas. Esta cativou-me bastante. Dá a sensação de eternidade e longevidade, mesmo no meio de montanhas, mesmo depois de morto. Como é óbvio protegi a identidade do morto e da sua família... (Na outra foto o interior da igreja a que o cemitério pertence).


 
Um urso campeão do desporto nacional suíço (Schwingen). Como sei? A roupa identifica-o como desportista de sumo helvético e a coroa é o símbolo da vitória, tal e qual os romanos! :D


Sem comentários: