quarta-feira, 22 de julho de 2015

Aldeia velha

Já foi há duas semanas, mas o computador aquece demasiado e desliga-se e eu estou a ficar sem pachorra para ele... :/ Por isso só hoje é que me obriguei a aturar este chaço e colocar aqui umas fotos.
Fui com um colega meu a sítios emblemáticos na Suíça. Dois deles à base de mitos. Mas, com ou sem mitos... lindos!
 
 
Saímos com destino a Altdorf, capital do cantão Uri. Pelo caminho vimos montanhas, lagos. A Suíças é mesmo um postal ilustrado gigante!!!! Uma das paragens para as fotos foi junto ao Vierwaldstättersee (lago dos Quatro Cantões, também conhecido como Lago de Lucerna, tendo uma parte conhecida como Urnersee [Lago de Uri] e mais umas quantas coisas... esta Suíça tem tanto de bonito como de complicado!). Nesta foto vemos o cotovelo que separa o Urnersee do resto do lago (se forem a este link é algures entre Brunnen e Morschach). Além de ser uma vista espetacular, podemos ver o monumento a Schiller lá do outro lado (um menisco, acho eu, ali perto da parte rochosa, com menos árvores). 
 
 
 
Altdorf é uma cidade. É das poucas cidades que tem o nome de Dorf (aldeia). Ao contrário de Vila Nova da Feira que mudou para Feira ou o raio, aqui as aldeias sobem ao estatuto de cidade, mas não deixam de ser Dorf... Portanto, a capital do cantão Uri é Aldeia Velha. 
 
É pequena, mas bonita, ali enfiada no meio das montanhas.
No entanto, o que faz valer a cidade é o mito que há à volta da cidade. Quer dizer, não é à volta, é mesmo no centro. No centro da cidade, há um monumento ao grande herói Guilherme Tell (Telldenkmal). Parece que foi nesta cidade que ele usou a sua besta para atirar a seta à maçã que estava na cabeça do filho (a acreditar na história, teria lógica ter sido no cantão Thurgau. Aí é que há maças!!!).
Num dos lados, Tell com o filho, no outro, um fresco que representa o momento da "salvação da pátria". Curiosidade, aos pés da estátua está a data do "Juramento de Rütli" que supostamente fez cm que a confederação helvética existisse. No enatnto, isto é tudo muito vago, há quem defenda que essa cerimónia nunca existiu e oficialmente a Confederatio Helvetiae existe desde 1291... Eu juro que os tento entender, mas... naaaaada! :D

 
Facto é que o convento de monges capuchos a norte dos Alpes mais antigo é o que sencontra no alto de um monte em Altdorf. O convento em si é muito simples, sem nada de especial, mas... debaixo de uma tileira que está no largo à frente do convento... uma pessoa tem uma boa vista. :)
Na outra foto, uma casa com símbolos católicos. Que hei-de fazer!?!?! Habituei-me a não ver símbolos católicos na rua, agora sempre que vejo... acho estranho.

Estava um braseiro daqueles, mas mesmo assim... ainda apanhei este boneco de neve bem inteirinho à frente de um museu ou casa de artes. :D :D :D

 
Gerânios nas janelas e varandas, frescos nas paredes, tabuletas personalizadas... muda-se de terra e vê-se do mesmo. No entanto é sempre um mesmo diferente e interessante. 


Um museu militar no meio das montanhas? Sim existe. Com umas portadas a lembrar a abelha Maia. :D








2 comentários:

teresa disse...

Lindíssimo, há muitos anos passeei pela Suiça e lembro-me de ter ficado dois dias numa pequena aldeia, em casa alugada (na parte alemã, também) - era bonita, mas esta ganha aos pontos, infelizmente, não me recordo do nome da localidade. Imaginar o país com tanto calor, é quase impensável, mas tenho lido sobre a vaga em latitudes menos habituais :)

Luísa disse...

Agora abrandou o calor, com chuvas à mistura. A coisa tem estado muito feia. Todos os aparelhos de refrigeração esgotaram (num dia de semana, fui a umas 4 ou 5 lojas e... nada!) As culturas estão queimadas. O exército teve que levar água de helicóptero para as montanhas, pois a vacas já estavam a passar mal!!! :/