quinta-feira, 8 de maio de 2014

Rir

Hoje dei volta a meio lago de Zurique. Fui ao cantão Schwyz encontrar-me com uma pessoa numa aldeola de nome Lachen. Um nome muito simpático tendo em conta que a tradução é rir. Aquilo é pequeno mas tem 8000 habitantes. Em tempos idos era porto de abrigo para os peregrinos que vinham de barco até ali e seguiam para Einsiedeln (acho que nunca falei disto aqui, mas é uma terra com um santuário mariano, no cantão Schwyz). Depois, no século XIX, criou-se a linha de comboio e a coisa perdeu força. Agora é um sítio pacato onde se pode apreciar um café à beira da mini-marina olhando lá para o fundo, vendo, por exemplo, Rapperswill.

 A caminho, mesmo com um dia cinzentão... ainda deu uns cliques engraçados.

 Veja-se a inscrição da data lá no cimo. Estes tipos faltaram às aulas de latim... só pode! Não fui dentro da igreja (para uma próxima), mas tenho uma engraçada para contar... ia eu por uma rua abaixo e deou-me de caras com um cruxifixo. Lembrei-me das alminhas que há por todo o Portugal e fiquei alguns segundos a olhar muito admirada. Parecia que nunca tinha visto uma cruz com um Cristo. Depois é que raciocinei... Zurique é um cantão protestante, não há cruxifixos "a pontapés" pelas ruas. Uma pessoa depois desabitua-se...

 Oh pá! a Rathaus (junta/camara municipal) não é gira como o caraças?!?!

Outra perspectiva da igreja. E uma de várias estátuas que vi junto e/ou dentro do lago. Um pouco de cor num dia cinzento. :)

2 comentários:

teresa disse...

Muito interessante, e tanto o edifício autárquico como a escultura parecem trazer cor a um dia que estava cinzento :)

Luísa disse...

Sim, o edifício autárquico é lindíssimo. Acho que é dos mais bonitos que vi até agora por estas bandas. Interessante de referir é que por cima de cada janela está o nome das aldeias/lugares das redondezas.

Como eu fui "a trabalho" não tive muito tempo de ver melhor as coisas. Mas um dia desses... pode ser que volte lá e entenda melhor aqueles nomes. :)