segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dia Zero

São oito e pouco da manhã e já tenho metade do apartamento desfeito. Durante 6 semanas vou ter que usar as facilities de campanha pois a minha cozinha e a minha casa-de-banho vão ser refeitas do zero. Há paredes que vão abaixo, há paredes que vão nascer, nova disposição do espaço, novos armários. Mas até lá... a zona total!
No entanto, até pode ser interessante passar por este processo lentamente. Posso ir escrevendo sobre a aventura (há sempre algo parvo para contar), mas também posso mostrar como é possível criar condições para seis famílias viverem mais ou menos bem durante seis semanas.

Aqui inicial, normalmente, os prédios são de um senhorio só (normalmente uma empresa). Só tem propriedade privada quem tem pelo menos meio milhão de francos para comprar um apartamento.

O processo começou em Fevereiro, numa reunião no escritório do senhorio. Apresentámo-nos todos para ouvir porque é que vamos passar pela renovação, como vai ser todo o processo, quanto tempo vai demorar, o quanto nos vai custar, a nível financeiro e a nível de condicionamento da rotina diária, que empresas estarão envolvidas e por aí fora.

Resumidamente:
- A renovação deve-se a vários factos. Um muito simples, é que o exterior foi renovado há tempos e eles acham que a bata tem que bater com a perdigota. Além de ser agradável à vista ter uma fachada e interiores em ordem, é bom que se poupe energia por fora (com isolamento), mas também por dentro (com novos electrodomésticos, por exemplo). Por último, eles consideram que está tudo velho (tenho fotos para mostrar o quão velho estava a minha cozinha e casa-de-banho).
- Vão ser seis semanas dentro de cada apartamento, fazendo-se sempre três apartamentos em simultâneo. Começando com uma semana de diferença. Ou seja, apesar de o meu apartamento estar pronto daqui a seis semanas, o barulho continua mais uma semana para finalizarem o lado direito.
- Os valores não os sei de cabeça. Mas sei que nos vão reduzir a renda um pouco durante um ano, para compensar o barulho e o pó. Como nós limpamos, eles poupam na empresa de limpeza, logo dão-nos o dinheiro a nós (amortizando na renda). Mas ao fim de um ano a renda vai aumentar em relação ao preço base. Que é para compensar o investimento. Depois, com o tempo, a renda tenderá a reduzir outra vez, pois, entretanto, já haverá retorno do investimento (no aumento da renda) e desvalorização do apartamento (ele não fica novo eternamente).

Depois desta reunião já foram acontecendo algumas coisas. A semana passada vieram cá meter-nos a casa-de-banho de campanha. Vieram renovar a parte eléctrica dos compartimentos que não vão ser renovados. Colocaram os quadros eléctricos para trabalhar. Entre outras coisas. Mas hoje fico-me por aqui. Pois junta-se o facto de ter dormido pouco com o belo elemento de estar a ressacar da injecção...

Isto é a capa do caderno com todas as informações necessárias para se acompanhar, compreender e controlar o processo e todos os intervenientes do processo. (depois mostro como a fachada mudou)

Sem comentários: