segunda-feira, 19 de maio de 2014

E no caos também pode haver luz!

Vendo as fotos para trás pensa-se que é impossível viver-se assim. Dois apartamentos estão vazios. Mudaram-se para casa de amigos e uma das vizinhas foi de férias. Quando voltar só tem que limpar o pó!!
Os outros, por diversos motivos, têm que ficar por cá. No entanto, se não fosse o barulho e uma asneira que os homens das obras fizeram, até que se poderia viver bem por aqui.

Começa-se pelas folhas informativas. Sempre que há algo mais do que o normal, eles colocam-nos uma folha na caixa de correio ou colada na porta. Amanhã, por exemplo, hão-de vir cá fazer alguma coisa com o aquecimento. E já se sabe isso desde Terça ou Quarta da semana passada.

Como o tempo tem estado frescote, mas nós estamos sem qualquer tipo de abastecimento de água quente, eles ofereceram-se para nos emprestar um radiador portátil. Por acaso nós temos um e, por isso, não lho pedimos.

Depois há o abastecimento de água fria em cada patamar. Com tubagem que vem lá não sei de onde, escusamos de andar a descer e a subir escadas sempre que queremos beber um copo de água, regar as plantas ou lavar uma maçã.

Por fim, a pergunta maior é: como é que é possível respirar-se dentro de uma casa cujas paredes foram desfeitas por completo?
Easy!! Vive-se como o rapaz bolha. Antes de fazerem qualquer outra coisa, os homens das obras isolaram os compartimentos que não iam sofrer alterações.
Nas portas dos quartos e da sala colocaram uns plásticos todos XPTO e antes de abrirem o buraco da porta para a sala, colocaram a parede do pó (a tradução do que eles puseram no manual) na sala e quando cortaram a parede (literalmente! que isso de deitar paredes abaixo à martelada é muito século XX) o pó ficou contido em grande parte.
E ainda referente ao tema pó, todos os dias as escadas são varridas por um dos homens. Não é que seja a melhor limpeza do mundo, mas sempre é alguma coisa. E à Sexta ao fim do dia aparece uma equipa para aspirar e lavar as escadas e as casas-de-banho. Isso dá-nos algum descanso durante o fim-de-semana.


 
No entanto, e apesar destas protecções, o pó passa para dentro dos compartimentos. O grande problema foi a semana passada quando os homens resolveram arrancar a cola do chão e fazer uma espécie de polimento do mesmo sem fecharem bem as fugas. Para passarem a máquina tinham que arrancar as portas de plástico, mas deveriam ter usado fita cola directamente nas portas. Não o fizeram. A minha mãe ficou à minha espera à noite para me dizer que eu deveria dormir no sofá. Como agora fechamos as portas à chave ela não pode entrar para tentar limpar um pouco e não era à 1h da manhã que o ia fazer!!! No dia seguinte o arquitecto veio fazer a ronda habitual e nós mostrámos-lhe o lindo espectáculo. Ele ficou passado, como era possível os homens das obras não terem feito a coisa como deveria ser?!?!? É que convenhamos... não são novatos na coisa. Além de chamar a atenção o chefe da obra, ele deu-nos umas quantas possibilidades: ou limpamos nós e dizemos quantas horas precisámos ou chamávamos um empresa de limpeza. Quanto à roupa, que a levássemos à lavandaria e apresentássemos a conta. O chefe da obra não gostou, E ainda se virou para mim, ah o assunto está arrumado, não adianta estarmos aqui a falar até amanhã de manhã. Eu disse-lhe que até podia ser, mas que ao menos não fizesse a mesma asneira no apartamento dos outros...
São precisas muitas horas para limpar dois quartos. O pó de cimento entrou em todo o lado e é preciso sacar tudo fora dos armários e limpar desde a parede às folhas de papel!! Mas pronto... pelo menos os produtos de limpeza e as horas perdidas vão-nos ser pagos o que já não é mau de todo.

Sem comentários: