domingo, 16 de março de 2014

Andere Länder, andere Sitten*

Eu sabia que ao ter histórias para contar...
Oito dias de trabalho e já há um monte delas!! Mas hoje fico por uma só, que estou demasiado cansada para estar mais tempo em frente ao computador.

No dia em que fui experimentar o trabalho, percebi que a chefe falava muito inglês com algumas empregadas. Pensei, Que cool! Falantes de inglês e desenvolvo o meu inglês esquecido!
Mas no primeiro dia oficial de trabalho percebi que das duas uma, ou meu inglês estava pior do que eu pensava ou aquela gente não era nativa de inglês.
Com meia dúzia de pesquisas no Google e umas perguntas no Face percebi que afinal eu até estou muito bem se contar com o facto de há anos não ter uma conversa em inglês que dure mais de um minuto. Mas ainda assim, para tirar teimas, perguntei a uma delas de onde vinha. Ela falou tão bem que agora não sei...  ela é ou da Lituânia ou da Letónia ou até, quem sabe, da Lapónia. Mas pronto, pelo menos confirmei que ela não era nativa de inglês burra.

Ontem, estava eu a fazer cones de gelado, quando essa mesma me entra na cozinha a perguntar se sei falar inglês. Como lhe respondi que sim, ela disse-me que eu tinha que falar com ela em inglês e não em alemão. Was?!?! (que é como quem diz What?!?! que é como quem diz... vocês sabem o quê). Se ela fosse inglesa, americana, australiana... eu ainda era capaz de aceitar a ideia, pois eu desenvolvia o meu inglês. Agora... ela fala pessimamente alemão e é moça para dizer i go to break quando quer avisar que vai fazer uma pausa. Bolas!!! Se não quer aprender alemão, azar o dela, mas não se ofereça para me desfazer os meus conhecimentos de inglês!!! Eu paguei um curso de alemão, se ela não quer... por mim é na boa, mas que não ofenda a minha inteligência!

Além disso, nós estamos em Zurique, aprendam a falar a língua de cá! Ou não sabem uma de alemão, não entendem os clientes e ainda dizem que eles são mal-educados?!?! Tenho que lhe ensinar o valor do ditado when in Rome be a roman!


*Pode ser equivalente a ao em Roma sê romano, mas serve mesmo para cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.
cada terra com seu uso, cada roca com o seu fuso

Sitte In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-03-16].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/alemao-portugues/Sitte

Sem comentários: