quinta-feira, 1 de agosto de 2013

1. August

Quando eu era garotinha eu dizia, erradamente, que a Suíça tinha três cantões. Cada língua correspondia a um. Mas até essa teoria estaria mal tendo em conta que na Suíça existem quatro línguas oficiais e para aí dois milhões de dialectos. Vá, estou a exagerar, mas o alemão tem dialectos e o romanche também. Eu acho que o italiano e o francês suíços não têm tantos dialectos como as outras línguas (mas sem certeza absoluta), variando, no entanto, das suas origens em Itália e na França. Sei que em Genebra 90 é igual a nonante e não a quatre-vingt-dix. :D

No entanto, apercebi-me de que, ainda hoje, muita gente, até com estudos superiores, ainda afirma que são só três ou quatro cantões. Assim aqui fica um mini-explicação:
A Suíça fundou-se há precisamente 722 anos como Pacto Federal de 1291. Há quem diga que se deu num vale, com o Juramento de Rütli em que os senhores de Uri, Schwyz e Unterwalden se associavam para defender os seus domínios, numa espécie de cooperativa. Se esse acto preciso foi verdade ou não, não se sabe, mas que a Carta Federal existe, lá isso existe (com testes de carbono a confirmar a data, que os suíços não fazem a coisa por menos) e vive-se na Democracia mais antiga do Mundo por causa desse documento.

Ora bem, os primeiros cantões foram estes três e foram associando outros. O último a ser anexado foi o Jura (sim! tema ver com o Jurássico dos dinossauros. Tem lá uma coisa linda que mostra as ondas das rochas que ando há que tempos para ir ver...), em 1979, que na realidade é um desdobramento do cantão Berna. Há quem goze com aquele cantão dizendo que nem cantão é (rivalidades "intercantonais"...), mas não deixa de ter um nome oficial pomposo: República e Cantão Jura. Neste momento existem 26 cantões, se bem que há meios cantões (tem a ver com o poder de decisão no Parlamento, com questões territoriais e mais não sei o quê, é que nesta terra há muita coisa simples, mas o que é complicado... é mesmo complicado).

A Suíça é, então, constituída pelos seguintes cantões:
[Ordem das bandeiras na imagem lá em baixo (da esquerda para a direita, de cima para baixo), Cantão, capital (nomes em alemão) e língua; notas e traduções dos nomes entre parêntesis.]

Aargau (Argóvia), Aarau, alemão
Basel Stadt, (Basileia Cidade), Basel, alemão (meio cantão com Basel Land)
Bern (Berna), Bern, alemão/francês  (cantão onde fica a capital suíça na prática, porque na verdade a Suíça não tem um capital estipulada por lei)
Genf (Genebra), Genf, francês
Thurgau (Turgóvia), Frauenfeld (eu acho piada a este nome, é o “campo das mulheres”), alemão
Waadt (Vaud), Lausanne (Lausana), francês
Obwalden, Sarnen, alemão
Freiburg (Friburgo), Freiburg, alemão/francês
Zürich (Zurique), Zürich (a maior, com perto de 380 mil habitantes, e mais influente cidade da Suíça), alemão
Tessin (Ticino), Bellinzona (cidade liiiinda!), italiano
Appenzell Innerrhoden (Appenzell Interior), Appenzell, alemão
Wallis (Valais), Sion, francês
Glarus, Glarus (Glarona), alemão
Schaffhausen, Schaffhausen, alemão
Sankt Gallen (São Galo), Sankt Gallen, alemão
Neuenburg (Neuchâtel), Neuchâtel, francês
Schwyz, Schwyz, alemão
Zug, Zug (também quer dizer comboio, a ver se um dia perco tempo a descobrir o significado disto), alemão
Basel Land (Basielia Campo), Liestal, alemão
Solothurn (Soleura), Solothurn, alemão
Uri, Altdorf, alemão
Luzern (Lucerna), Luzern, alemão
Appenzell Ausserrhoden (Appenzell Exterior), Herisau, alemão (meio cantão com Appenzell Innerrhoden)
Graubünden (Grisões), Chur (Coira, nem comento!!!), alemão/italiano/romanche
Jura, Delémont, francês
Nidwalden (Nidwald), Stans, alemão (meio cantão com Obwalden)

E pronto... aqui fica a imagem que o Google usou para assinalar mais um Feriado Nacional da Suíça (o único que eles têm e que me sabe que nem ginjas, pois está calor e daqui a pouco eu vou até ao meu lago favorito... :D)
 

Sem comentários: