quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Afinal o que é a Arte?

Aula de Teoria da Literatura, Faculdade de Letras.
Mas o que é Arte? Alguém sabe como funciona o lobby da Arte? Perguntava o professor que queria partir da Arte em geral para a Literatura em particular.

Prof.: Vamos fazer aqui um anacronismo. O Picasso pega nesta caneta [aqueles marcadores de escrever no quadro branco] espeta-a no chão dos Jardins da Gulbenkian e assina por baixo o nome dele. O que é isto? Alguém sabe responder?
Eu: É Arte.
Prof.: Correcto. E agora a mesma coisa mas com um artista em início de carreira? Alguém sabe?
Eu: Pode ser Arte ou não, vai depender de várias coisas.
Prof.: Certo! E se for eu ou você a fazermos isso?
Eu: Não é Arte. Vamos é ser chamados de malucos.
(os meus colegas a bichanarem)
Prof.: Exactamente! E virando-se para turma: Perceberam a ideia?

Eu percebi, já tinha percebido há muito tempo. A partir do momento que há pessoas que gastam fortunas em porcarias que eu nem dadas para a minha casa de banho queria... tem que haver um lobby qualquer para se decidir o que é Arte e o que não é.

No entanto, se há pintores chanfrados que só pintam dois quadros por ano porque usam o seu próprio sangue... isso não me incomoda muito. Só acho que se ele tiver problemas de anemia não deve ser prioritário na lista de espera das transfusões de sangue...
Agora... quando me falam em destruir a Floresta Amazónica, o Parque de Monsanto, a Floresta Negra e o Parque da Peneda Gerês em nome da Arte... acho que não há lobby que justifique, acho que não há indiferença suficiente dentro de mim para ignorar o senhor Kenenth Goldsmith...

Quem é o atrasado mental que se resolve a imprimir toda a Internet?!?!? Além de ser impossível. Basta pensar, mesmo que ele tenha impresso o meu blog ontem, hoje já tem um post. É o mesmo que tentar tirar a água do mar para um depósito... os rios teriam que ser todos estancados primeiro, como isso não é possível...

Depois... a utilidade não é coisa que se possa pôr muito em questão pois a Arte não é para ser muito útil. No entanto... qual é o interesse de imprimir algo a que se pode aceder ligando o computador?!?! Se os jornais estão a perder leitores para a Internet, terá lógica imprimi-la?!?!?

Por fim: OH OTÁRIO! Para imprimir a Internet é preciso muuuuuuuito papel e tinta. Sem falar na tinta, nos tinteiros e tal, sem falar na necessidade de espaço físico para arruamr tanta resma, foquemo-nos somente no papel. Quantas árvores pretende o atrasado mental assassinar?!?!?

Aqui, espero que haja mesmo um lobby mas é para parar a sandice deste doente mental que já começou o seu devaneio...

E antes que comecem a falar em reciclagem, aqui fica um facto ambiental: enquanto uma tonelada de vidro velho dá uma tonelada de vidro novo, uma tonelada de papel velho NÃO dá uma tonelada de papel novo, pois uma parte perde-se em lamas não utilizáveis!

Sem comentários: