terça-feira, 20 de agosto de 2013

Porque eles são mesmo únicos...

Um dia desses eu explico por que razão eu só faço compras in extremis no supermercado onde trabalho. Hoje vou focar-me na cadeia de supermercados que eu frequento mais assiduamente.

No jornal de Sexta passada vem em primeira página a foto de um homem à frente de um stand de legumes. Nas mãos tem: um tomate com um risco de pele seca, uma cenoura que afinal até são duas ou duas cenouras que afinal até são só uma, e uma aboborinha (courgette) com uma parte da pele encarquilhada de uma "ferida" de granizo.

O ante-título é: destruído pelo granizo, defeituoso, anormal. O título pergunta-nos: Compraria estes legumes?
Fui logo cuscar a coisa e achei fantástico.

A cadeia de supermercados que eu frequento resolveu vender estes produtos "anormais" com uma etiqueta diferente (Ünique). Faz com que se chegue a poupar até 35% no preço. Faz com que não se deite comida saborosa fora. Faz com que os produtores não percam tanto dinheiro quando vem uma tempestade que afecta a produção. E faz com que se acabe com mariquices de fruta e legumes calibrados. Nós não dizemos ao tomate: não cresças para esse lado; não dizemos à cenoura: tu só tens uma perna. Porque eles têm vida própria, mas ainda não têm ouvidos....

Sem comentários: