quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pois sim

E de repente lembrei-me que me podem argumentar contra o post anterior dizendo que há crise. Sim, há crise, mas isso não justifica a ganância. Além disso, porque é que não trabalham como gente que deve ser?? Uma pessoa tenta dar o sustento aos outros e acabam por o perder...

Dou um exemplo muito prático:
Como eu e os meus pais estamos por aqui, a casa em Portugal é só usada pelo meu irmão, que faz uma manutenção, mas não sabe limpar as coisas a fundo. Significa que a maior parte dos compartimentos ganha pó o ano inteiro, as janelas... pedem pano quando lá chegamos e por aí fora. Como eu e a minha mãe já trabalhamos o ano inteiro a limpar, decidimos que se era para ir de férias... não era para passarmos o tempo todo a limpar. Fazer alguma coisa de útil para a sociedade, sim, mas... não exagerando...

Contratámos uma empresa de limpeza. O homem fartou-se de cagar postas de pescada... tinha tirado três cursos na Alemanha, tinha sido chefe de uma firma de limpeza por lá... eu não gostei de tanta cagança, mas... não havia laternativa. Quando cheguei a casa, ao fim do dia de trabalho deles, fiquei em choque quando soube que a cozinha estava oficialmente limpa e que eles não viriam no dia seguinte acabar o serviço (foi a ideia com que fiquei quando entrei em casa). Disse logo à minha mãe que jamais se chamaria aquela cambada. (Devo dizer que a culpa é do patrão que obrigou as mulheres a trabalhar a correr. O miserável nem luvas dá às empregadas... onde é que anda a ASAE nestas horas??????).

Queimadas da empresa, decidimos ir para o particular. Recomendaram uma senhora lá da terra... combinei que ela iria acabar de limpar a cozinha e juro que andei à procura de falhas no trabalho dela. Encontrei duas. Coisa muito pouca e facéis de entender... a senhora é baixa e via mal para aqueles dois cantinhos...

Satisfeitas com o serviço fomos mantendo, mas...da última vez que eu estive de férias... não me convenceu a 100%. Pensei que era eu, por defeito de profissão, a ser demasiado perfeccionista. Mas a minha mãe esteve agora de férias em Portugal e veio de lá passada... a senhora acha-se bem e... começou a desleixar o serviço completamente. Eu não confessei a minha opinião, mas fui muito clara: ela não entra nunca mais em nossa casa. Isso significa que vou ter que continuar a procurar gente decente, mas... pagar acima da média (ela tinha feito um preço, mas achámos que era pouco...) para depois ver que nos tentam enfiar o barrete... raus!!!

Com gente assim... que não se esforça um pouquinho... caramba... a minha mãe arranjou os melhores panos e acessórios de limpeza aqui e levou-os para a Tugolândia, dá as luvas (que a mulher não quer usar), dá os produtos (também de qualidade), ainda dá o lanche e a mulher deixa tudo mal feito?!?!

Vão-me dizer que é a crise?!?! Só se for de valores. Não têm vergonha de enganar o próximo....

2 comentários:

ABLopes disse...

Não fiquei nada espantado, com o comportamento destes oportunistas!

Na verdade, a crise está mesmo é nas pessoas!

E o país é um fiel espelho do estado a que chegou a população, as pessoas não sabem muito menos querem saber fazer, seja lá o que for. Querem sim, é trabalho fácil e de preferência bem pago… sem mais comentários!

Luísa disse...

Eu aceitei o seu comentário, mas depois esqueci-me de responder (por vezes, acontece-me!!). Peço desculpa!

É mesmo verdade. Mas se os outros se decidem a mexer, a trabalhar e, com isso, ganhar um bocadinho mais de qualquer coisa... já cortam na casaca, deitam abaixo, em vez de apoiar e seguir o exemplo. Aqui todos me dão os parabéns por não ter ficado parada. Em Portugal todos me olham de lado quando digo o que faço e criticam se perco a cabeça e compro um par de calças um bocadinho mais caro do que média portuguesa...

O que me preocupa é o futuo. Onde irá isto parar?!? E já agora... quando?!?