Durante anos, e sem saber bem porquê, tive a sensação que a polícia suíça não era boa. Eu achava que se lhe gritassem "buuu" eles fugiam com medo. Depois que vim para cá morar... a minha opinião mudou completamente. E este fim-de-semana é mais uma confirmação da minha nova imagem da polícia helvética.
Por estas bandas, há uma canalhada bruta a armar-se ao pingarelho. A semana passada, andaram a fazer desacatos numa zona conhecida da cidade de Zurique. Ontem reuniram-se junto à estação (de comboios) principal da cidade para continuarem com a brincadeira. Sabe-se que é gente que manda sms e usa o Facebook para comunicar tal coisa (a meio da semana já se sabia que se estavam a organizar, mas não se podia fazer nada), mas ainda não se chegou à fonte.
É que agora há uma tendência para os Krawall-Touristen (turistas de tumultos). Estes cromos, a maior parte canalha entre os 15 e os 25, foram capazes de vir de outro cantão só para armar a barraca (onde andam os pais desta gente?!?)
Entretanto, o saldo da noitada é: uma mulher e um polícia feridos, 91 detidos, entre 100000 e 200000 francos de danos materiais e uma despesa de cerca de 250000 francos para a Polícia.
Se olharmos bem para os números, é assustador saber que a polícia custou mais do que o arranjo da vitrinas e dos contentores do lixo, mas... se não fosse este investimento... até onde chegaria esta canalhada???
Eles estavam com muito calor, então levaram com uns canhões de água para refrescar. Os mais espevitados, não contentes com o banho, levaram com umas bastonadas e, se percebi bem o jornalista a falar dialecto, também balas de borracha.
A diferença está aqui, senhores. Eles sabiam que ia haver porcaria, não podiam fazer nada antes, mas na hora de agir... não se encolherem. E na hora de apresentar contas, apresentam-nas mesmo todas. Assim, o cidadão comum sabe com o que pode contar da polícia (pode não ser perfeito, mas há alguma eficiência) e sabe que os seus impostos são aplicados onde deve ser e não nos bolsos de meias dúzia de porcos gordos...
Por aqui, as coisas são um bocadinho à Big Brother (do Orwell, não da produtora de televisão), mas... sabe bem ter uma certa sensação de segurança. Mesmo que aconteçam coisas escabrosas por aí (que contecem!) há uma maior eficiência na hora de travar, prender e até punir os culpados...
Assim... não me importo que uma percentagem dos meus impostos (nunca sei quanto é :s) vá para a polícia...
Sem comentários:
Enviar um comentário