domingo, 18 de setembro de 2011

Hydrangea and peri-peri

O H. é um puto com dupla nacionalidade que resolveu vir da África do Sul para cá a ver se aprendia alguma coisa da vida (pelo menos é o que ele conta, só que eu não nasci ontem, e coisa é mais espinhosa, mas também não interessa nada agora).

Então, como puto que é, acha que sabe mais do que toda a gente e queria discutir certas coisas que eu estou careca de saber....

Uma delas é que o frango à maneira portuguesa é temperado com peri-peri. E primeiro que eu lhe metesse na cabeça que em Portugal ninguém diz peri-peri, mas sim piri-piri. É que é irritante ir a um restaurante e ler Poulet (os suíços da parte alemã dizem o nome em francês!!) mit portugiesich peri-peri. Se este tempêro é, no entender desta gente, só português... então porque não usam o nome português?!?! Mas pronto... o puto já sabe: em Portugal com i, no resto do mundo como eles queiram...

Outra discussão foi sobre a hydrangeas.
Ah! Tu tens que ir à África do Sul e ver as hydrangeas. São lindas. Eu respondi-lhe: não preciso ir tão longe. Nos Açores também as há enormes. E qualquer dias as nossas também vão estar lindas. Ele: Quê?!? Nós não temos hydrangeas. Eu respondi-lhe muito calmamente: Tu andaste a colocá-las no chão esta semana. Não vais discutir comigo, pois eu sei que hortênsia é hydrangea. Amuou e não me quis dar razão. Umas semanas depois veio ter comigo, ah e tal até tinhas razão. Eu só disse: não comento!

Canalha que pensa que sabe tudo... mas ao menos que se calasse... uma coisa é a minha língua (há cada um!!!) e a outra... eu já trabalho há três temporadas na estufa... alguma coisa já aprendi... não?!?

Isto para quê? Só para mostrar hortênsias como eu nunca tinha visto: os caules são escuros. E os piri-piris, ou mais correctamente: capsicum salsa. (eu sie que tenho umas introduções fraquinhas às flores... mas ao mesmo tempo aprendem-se novas coisas sobre o mundo que nos rodeia).





Sem comentários: