domingo, 1 de julho de 2012

Santos populares

Albano morreu decapitado no século IV, tornando-se assim o primeiro mártir inglês. É venerado pelos cristãos católicos, anglicanos e ortodoxos a 22 de Junho. E por toda a gente, na minha cidade, num dos  últimos fim-de-semana do mês de Junho.

Se virmos bem as coisas, pode ser considerado um dos santos populares...
Pois... aqui na cidade, de maioria reformista segundo os preceitos de Ulrich Zwingli (que não reconhece os santos da mesma forma que os católicos), festeja-se o Santo Albano.
Pode ler-se no site deles que é a maior festa anual europeia de uma Baixa citadina (Altstadt). Se é ou não, não posso afirmar, mas que eu nunca vi uma coisa tão grande (200 mil metros quadrados) em Portugal e concentrada em três dias... lá isso nunca vi...

Pronto... populares da Suíça. :D:D

E acrescentam também que é considerada a festa das colectividades. Pois para além das muitas diversões (carrocéis, carrinhos de choque, mantanha russa), que vieram de vários cantões e até da Alemanha, houve milhentas tendas de comes e bebes com as mais diversas influências. Uma pertencia ao clube de futebol americano, outra era da associação dos ticineses, outra pertencia ao partido de ""extrema"" direita de cá, outra era dos amigos da Calábria, outra dos tibetanos. Eram as tendas do caril, dos crepes, das maçãs fritas, do algodão doce, da raclete, da cerveja, da caipirinha. Vi trajes e cores e bandeiras variados, só não vi nada português. :(

Eu andei a encher-me de doçaria (devo ter o síndrome de Peter Pan) e a querer brincar em tudo e mais alguma coisa. Lutei contra as vertigens e andei na roda gigante. Achei piada ver a cidade de noite (foto 1). Mas sem dúvida o que me fascinou foi o brilho dos Chilbi (carrocéis). Como disse lá em cima, nunca vi tanta coisa junta. E tenho pena... pois acho que as pessoas, em Portugal, estão a perder uma coisa tão simples, mas tão agradável, que é isto de ir para a festa, conviver em família...
Por favor, não digam que não é verdade. Primeiro,  não comparem às festas  de Lisboa ou do Porto, pois são cidades bem maiores. E na realidade o que se vê são algumas pessoas em bailaricos (que eu acho muito bom) e muita gente com os copos (o que eu acho muito mau). E nunca vi nada de especial, feito a pensar no mais piquenos! Segundo, se o que eu digo não é verdade, por que raio se destruiu a Feira Popular????????????




Sem comentários: