domingo, 1 de julho de 2012

luzes e Luz

O que esta festa tem de interessante vai muito além dos brilhos dos carrocéis. São os jogos das latas que dão para ganhar peluches gigantes (foto 1, reparem no puto a tentar dormir no camião!!), e os dardos (sou fraquinha, mas ganhei um peluche  pequenino que pode alegrar uma das minhas meninas em Portugal), a pesca de chapas que podem dar mais peluches (mais uma menina feliz), tiros de pressão de ar (eram umas quantas barracas, mas eu nunca tive uma arma na mão e pretendo continuar assim; dão-me arrpios!!), um quiz que era apresentado pelo Albert Einstein (a tecnologia ressuscitou-o) que me fez ganhar outro peluche. Este momento foi genial: de cada vez podem participar oito pessoas, eram todos suíços menos eu e uma colega portuguesa que, apesar de viver com um suíço, tem dificuldades com o alemão. E eu fui a única que soube dizer que Berna foi fundada em 1191. Como tinha apostado o dobro dos pontos, saí de lá com um cão de olhos meiguinhos. Obrigada! Obrigada! Não precisam de bater mais palmas!! :D:D:D
Mas ainda vai mais além. Além da diversidade de actividades. Podemos falar também da diversidade desse elemento fundamental para uma festa que é a música. Folclore do Wallis (Valais), tenda do hard rock, onde se ouviu Rammstein ou Green Day, o Gusttavo Lima ouviu-se em várias barracas, o Michel Teló também, embora eu esteja farta desta música, adorei ouvir um suíço a cantar a música. Como é que eu sei que era suíço? Simples, eles não sabem dizer [pégo], ele dizem [pêgo] ai si eu ti pêgo, ai ai... :D
E foi interessante ouvir uma versão muito original de Joana. Quando eu disse que era a minha música favorita em miúda, os suíços com quem eu ia ficaram chocados. Eu sabia que era uma adaptação de uma música alemã, mas não sabia que ela tinha sido readaptada e era um hit nas Oktoberfest. Eles perguntaram-me se, na versão portuguesa, a Joana é uma geile Sau. Foi aí que eu percebi que a versão que estávamos a ouvir era mais uma adaptação sobre a Joana, sim, e as parecenças acabam aí. Pois a portuguesa "parte o coração" ao Marco Paulo, mas na nova versão alemã ela é uma ganda maluca... if you know what I mean...

Rematando o post, dando-lhe um ar mais decente e concluíndo o que quero falar sobre este fim-de-semana, retomo a linha da religião com que comecei o outro post.

Eu brinco com o facto de ser uma cidade protestante, num cantão protestante, a fazer a festa da cidade com o nome de um santo católico. Mas...
É engraçado como todos os anos o santo aparece com a cabeça ao pendurão, transformada em balão ou algo do género, com um sorriso meio maroto e uns óculos de sol para dar estilo (podem ver algumas imagens aqui).
E, por fim, é realmente bonito de se ver o ecumenismo com que se celebra tudo isto. Nas barracas havia de todos os tipos de nações, logo, todo o tipo de credos. E, além disso, hoje houve uma missa onde participaram as Igrejas Evangélica Reformista, Católica Romana, Evangélica Metodista e a Evangélica Livre.

É ou não é para ficar agradada e fascinada?!?!
(A foto 2 é a minha favorita deste dia.)




Sem comentários: