quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lack of information? Or lack of brain?

Cliente, com uma garrafa de óleo na mão: Pode explicar-me por que é que no rótulo não está especificicado o que a garrafa contém.
Eu, de certeza com cara de quem está a ver um ET: Desculpe, mas não entendo o que quer dizer?
Cliente com cara aborrecida: Ah! Não me entende. Não entende o que eu digo.
Eu, com cara de parva na mesma: Não. Eu entendo o que diz, mas não entendo o que quer dizer.
Cliente faz cara de quem não me entende: ??
Eu: Não!! Eu entendo as suas palavras. Mas não entendo a sua ideia.
Cliente: No rótulo devia dizer o que está na garrafa.
Eu, a ficar com olhar estrábico: Na garrafa está óleo de colza.
Cliente: Mas não está cá a dizer.
Eu: Uma garrafa de óleo tem óleo dentro.
Cliente: Mas então devia ter escrito: 100% óleo.
Eu, já sem paciência para tanta estupidez: Desculpe lá, mas eu nunca vi nada disso em toda a minha vida. Uma garrafa de óleo de colza tem óleo de colza, uma de girassol tem de girassol, uma garrafa de óleo de azeitona* tem óleo de azeitona. Só se tiver algo mais adicionado é que aparece no rótulo.Veja aqui nesta embalagem. É uma gordura para cozinhar, como tem muitas coisas, vem tudo especificado no rótulo. Mas o óleo é... óleo.

A cliente, muuuuuuuuuuito reticente leva uma garrafa de óleo. Sempre a olhar para mim de lado...

A senhora é muuuito estranha. Anda descalça ou de patins, nunca a vi com sapatos. Tem um cheiro estranho que agonia, como um sem-abrigo, embora more numa casa. E fuma... não quero ser má língua, mas já sendo... sabe-se lá o qe vai dentro de cada cigarro!!!

* Aqui tudo é óleo: de colza (Rapsöl), de girassol (Sonnenblumeöl)... e de azeitona (Olivenöl).

4 comentários:

teresa disse...

Haverá sempre gente assim, mas o modelo "yankee" também ditou alguns comportamentos. Ouvi, em tempos, numa reportagem nacional, pérolas do género: um champô para lavar cães, em alguns estados norte americanos, tem a indicação: «não utilizar como condimento na preparação de refeições»... e ainda há quem tenha apanhado o gato, no jardim, encharcado pela chuva e o tenha posto a secar no micro-ondas... enfim :o(

Luísa disse...

Durante um tempo não acreditei em certas histórias dos "yankees" e por conseguinte não acreditava na sua influência [neste contexto em que estamos] sobre o resto do mundo. Mas depois que ouvi um rapaz com 17/18 anos a dizer a um polícia no aeroporto de Zurique que não sabia que era preciso assinar o passaporte... passei a acreditar em tudo. (o aeroporto é um bom local para nos divertirmos!)Convenhamos... o otário atravessou um oceano sem saber isso e pior... os grandes paranóicos do controlo de segurança deixaram passar isso!! É certo que uma ssinatura não assegura que a pessoa é de boa índole, mas... podia ser um criminoso com um passaporte falso...

A única etiqueta em que eu encontrei alguma lógica para uma coisa meio a despropósito(confesso que precisei que me explicassem) foi nas flores. Aparece um desenho a dizer que não é comestível, mas é que há flores ornamentais que também são comestíveis, mas são cultivadas de formas diferentes e depois... fica tudo louco pelo Jorge Tadeu (do que eu me lembrei agora!!!)

Já esta "senhora" o dia seguinte falei com o meu chefe (uma pessoa tem que se defender destas "Pequenas" coisas), mas ele disse-me que não me preocupasse, pois parece que a coisa é recorrente.
Como disse uma colega que vive em Portugal com quem comentei o caso: ela anda enfiada no "rosmaninho". E depois dá nisto! o_O

teresa disse...

:-) quanto ao gato, esqueci-me de referir que a sua dona queria processar a marca do micro-ondas, pois no manual de instruções não havia a especificação "não colocar animais domésticos no seu interior" e sim, o modelo 'yankee' impera para lá dos filmes e das séries de tv...

Luísa disse...

A história mais parva que eu ouvi e que, na altura, dei como anedota, mas que hoje acredito que tenha sido verdade, foi também com um processo judicial. No caso uma mulher processou o dono de uma loja porque partiu a perna no seu (dele) estabelicidmento por ter tropessado no seu filho que andava ali a gatinhar. E neste caso seu significa DELA!!!!
Ora bem ela deixa o filho andar à solta e depois processa o homem por negligência.
O pior é que parece que ganhou!!!

Sinceramente os americanos, com as devidas excepções, devem ser muuuuuuito estúpidos. o_O