domingo, 2 de outubro de 2011

Tradição e inovação

Até há relativamente pouco tempo, a cidade de Winterthur era a mais industrial da Suíça (penso que agora seja Basel por causa da indústria farmacêutica). Além das fiações de algodão (ainda existe uma -actualmente a única da Suíça- e eu já lá trabalhei), havia dois gigantes da metalurgia que produziam de tudo, máquinas a vapor, comboios...
Há um bairro com muitos vestígios dessa época industrial. As casas são as casas que pertenceram aos trabalhadores, em tijolo pequeno branco. Uma cantina da empresa é agora um restaurante. Uma das paragens de autocarro chama-se Loki (abreviatura de locomotiva) porque era naquela parte do bairro que se faziam as locomotivas...
E mesmo tendo sido uma cidade assim, mesmo sendo a sexta maior do país, continua-se a ver tradição. Tal e qual como se vê nos posts que coloquei agora por aqui.
É incrível como eles têm tecnologia de ponta para a saúde, para os transportes, usam as roupas mais práticas, mais cómodas e até mais caras, comunicam com os melhores telemóveis, brincam com o último grito dos gadgets que aparecem e depois... vestem roupa que só as avozinhas vestiam e pegam em "brinquedos" inventados há tanto temo que nem se pode dizer que são do século passado! É algo que me agrada deveras...

Para quem não sabe como funciona um realejo ou um órgão deste género, aqui está uma foto do interior do órgão que vem na segunda foto. Há também os realejos com cilindros, mas o efeito é semelhante.



O segundo (terceira foto) tem uma história mais ou menos engraçada. Como se vê na segunda foto, os dois estavam frente a frente. Enquanto o outro tocava, eu andava entretida a ver os livros e os cd que estavam na base deste. A música acabou, mas eu não dei imortância ao facto. Pensei que iam mudar a "cassete". Pois bem... accionaram o segundo, ou seja, o que estavam mesmo à minha frente. Aquilo é maior que eu e a minha cabeça quase que tocava no aparelho. De repente... sai de lá um som... forteeeeeeeeee... dei um pulo e dasatei a correr dali para fora. Àquela distância o som era ensurdecedor...

Só faço figuras tristes!!!!!!!




Sem comentários: