terça-feira, 25 de outubro de 2011

Die Kürbisse

Não, não me enganei. No outro post o título está no singular, aqui está no plural!
E seguimos com mais coisas tipicamente suíças:

O Alphorn era o meio de comunicar nas montanhas. Apesar de Horn querer dizer corno, o instrumento é feito de madeira. É que a palavra tem mais significados... Hoje em dia já há telemóveis e eles só apresentam este objecto em momentos culturais e etnográficos. O som é forte, mas agradável de se ouvir (vá... na minha opinião!).

O Rütlischwur, ou juramento de Rütli. Rütli, segundo a lenda, foi onde se fez o juramento, em 1291, entre três senhores poderosos, "donos" dos três cantões fundadores da Suíça (Schwyz, Uri e Unterwalden). Estas mãos representam esse momento e esses senhores. Reparem ainda no pormenor da cruz helvética... [este é um dos pontos que tenho que aprofundar mais!!]

Depois temos o Schellenursli. Eu não sei o que é Schellen. Sei que Ursli é um diminutivo para Urs (sim, nome de homem; sim, lembra urso!). Um dia desses tenho que comprar o livro. Sei que é um livro para crianças e pelos desenhos ele corre muito com o badalo da vaca às costas (no caso, está à frente dele!).

A seguir vem a navalha do MacGyver. Sabiam que no museu da Victoria Inox podemos construir a nossa própria navalha? Podemos enfiar-lhe as tralhas que quisermos. Tem é que ser feita marcação com antecedência.

E, por fim, temos o senhor Wilhelm Tell, que é como quem diz: Guilherme Tell. Agora choquem-se, como eu me choquei: diz-se por aí que o Guilherme Tell é um personagem criado por um autor alemão. Juro que é verdade! Mas por favor... não digam isso aos suíços... ou eles têm uma coisa má! :D O filho do Guilherme Tell com a abóbora na cabeça, (eu sei, mas a exposição é de quê?!?!) vai aparecer noutra foto, noutro contexto. É que eu distraí-me e acabei por não fotografar o boneco de frente... :s











Sem comentários: