domingo, 16 de outubro de 2011

Já estou como o Caco Antibes

Hoje fui com a minha mãe comer castanhas. Estava um frio bom que convidava a aquecer as mãos no pacote de Marroni que são heisse (quentes e boas, em tradução muuuuito livre), mas são assadas em electriqueiros (se os de fogo são fogareiros, os eléctricos são o quê?!?).
Demos uma volta pela cidade meia deserta, por causa das férias de Outono, e as castanhas já as comemos no autocarro para casa. Pareceu-me que a minha mãe estava a deixar cair pedacinhos de castanha para o chão e adeverti-a para tal facto. É extremamente chato sujar a roupa e o autocarro. Afinal era eu que ia meia pitosga e já via o que não acontecia.

Mas ao lado de nós seguia um iluminado vindo de terras lusas (ele ainda não tinha aberto a boca e eu já sabia que ele era tuga, não sei como, mas essas coisas notam-se!) que resolveu abrir a boca e dar o ar de sua graça: eles limpam!

Eu virei-me para o homem e disse-lhe simplesmente: esse é um pensamento muito português e extremamente parvo.

Mas porquê?!? Por que raio será que os tugas têm o dom de ser tão broncos?!? Já há uns dois anos me aconteceu ouvir o mesmo em Portugal: eu atiro as cascas dos pistachios para o chão, porque os funcionários da câmara têm que trabalhar. Não percebi a lógica da batata, mas garanto que ainda me faz mais confusão o facto de haver gente a dizer isto por estas bandas. Eles sabem que sujar propriedade pública é sancionado, legal e moralmente... então por que é que dizem: eles limpam?!?! Será que gostam de viver no esterco?!? Acidentes acontecem, mas fora isso... eu cá não gosto de porcaria!

Sinceramente, tenho horror a pobre... de espírito!

1 comentário:

teresa disse...

É uma forma 'tuga' de encarar as coisas, sim, no meu local de trabalho os funcionários da câmara acabam de limpar e, nem uma hora passada, como o bairro é de habitação, já está tudo com 'vestígios' dos cãezinhos que os moradores foram passear, chegam a ter vários cães em apartamentos e cá fora isso é (infelizmente) visível :o( (o que nada tem a ver com o facto de se gostar ou não de cães)