domingo, 20 de março de 2011

Por favor ou como assustar a minha mãe

A minha mãe é uma medricas de todo o tamanho. Muito facilmente se assusta com o que os filhos lhe dizem, nem que seja por sms! Mas desta vez exagerou!! Na Sexta, eu estava falida (no telemóvel) e só tinha dinheiro para mandar mensagens. Como precisava de falar com ela, foi o que fiz: Liga-me, por favor! Ia matando a mulher!

Quando queremos pedir alguma coisa, manda a boa-educação que se peça Por favor e que se diga Obrigada(o), mesmo que ainda não se tenha obtido o que se quer. Mas, dependendo do sítio onde se esteja, e dependendo da nossa óptica, o usos dessas duas coisinhas pode ser exagerado ou parco.

Quando cheguei cá, notei que toda a gente é muito educada e diz obrigado, por favor e usa o conjuntivo (a forma educada de pedir algo) a torto e a direito. Nos padrões portugueses, a coisa até que pode ser considerada excessiva. Mas eu comecei a sentir-me mal-educada, ainda que nunca ninguém me tenha dito nada!!! Então, comecei a dizer ainda mais vezes estas pequenas palavras, para ver se não fazia figura de ursa.
Com o hábito, além de o dizer em alemão também passei a dizer em português, para colegas, amigos e até para a minha mãe. Além de o dizer oralmente, passei a escrever até em pequena mensagens.

Como a minha mãe não está habituada a uma mensagem tão curta com um por favor pelo meio... pensou não sei o quê. Ligou-me esbaforida... primeiro que se acalmasse... porque é muito estranho dizeres por favbor numa sms curta... até porque eu sabia que estavas sem dinheiro... não era preciso dizeres por favor...

É uma pessoa bem-educada... quase que se mata outra de ataque cardíaco... e só por causa de contrastes culturais. Lindo!!

Sem comentários: