quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O tamanho conta

Ainda não percebi bem porquê, mas a minha mãe, há pouco, andava com uma nota de 5 euros na mão. No gozo, resolvi cravar-lha. Embora eu não precise dela por estas bandas, ela deu-ma. Quando a agarrei fiquei parva. Parecia que estava a agarrar numa nota de brincar. Estou já tão habituada aos francos que estranhei! Mas só às notas! Já as moedas serão eternamente um pesadelo porque são todas iguais...

Dei-me ao trabalhho de medir uma nota de 10 francos (a nota de valor mais baixo a circular cá) e compará-la à nota de brincar... são 12,6cm x 7,4cm contra 12cm x 6,2cm. Parece que não é muito, mas nota-se imenso a diferença.


Apesar de achar as notas de euro bonitas e dos antigos escudos também. Os francos sempre me fascinaram. São as cores fortes, é o facto de terem quatro línguas, é o design, é o valor delas (a mais pequena vale pouco mais de 5 euros, mas a maior vale à volta de 600 euros!), e sei lá mais o quê....

As minhas favoritas são as de 100 francos porque têm o trabalhho de Alberto Giacometti e umas antigas de 1000 francos. Tinham formigas. Eram tão fixes!!

Para o ano parece que voltam a mudar. Acho matêm as cores, a ver o que vem por aí... se não perderem valor... já está bem para mim!


A imagem não é grande coisa, mas foi a única que encontrei no Money Museum. Museu suíço, como não poderia deixar de ser...

Sem comentários: