sábado, 24 de outubro de 2009

Já mataste tudo?

Foi a pergunta que a Ângela me deixou há dias no Facebook.
Eu pensei em muita coisa, mas, não sei porquê, não pensei em saudades. Depois da explicação dela e de ter regressado à base na 5.ª feira, já posso responder à pergunta.



Matei saudades da água (muito bebi eu!!), das maçãs, no Pingo Doce havia lá umas maçãs vermelhas de produção poruguesa que fazem juz ao nível de bitz, pitz, mitz (qualquer coisa a ver com a docura da fruta que dá na publicidade e que eu não fixei quando vi na televisão), do café (o melhor foi oq ue bebi numa esplanada de um café que fica junto a uma das entradas do Bolhão) e dos pastéis de nata (não, não foram os de Belém. São mesmo da "santa terrinha" que deixam os de Belém a um canto!).
Mas o mais importante é que matei saudades das romenas a pedir esmola usando filhas de 6 anos que não vão à escola porque nâo têm papéis (experimentem pagar o lanche à criança a ver se não vos agradecem muito e vos respondem à perguntas que façam casualmente). Também tinha saudades de ver o Jornal Metro a voar em todas as direcções nas instalações do Metropolitano. Fui deixar a minha bagagem a Sete Rios para mais tarde apanhar o bus lá para o norte, quando fui para apanhar o metro para ir almoçar... até se reduziu o apetite com a porcaria que voava no metro do JArdim Zoológico...
Falando em limpeza das instalações, pode falar-se da da cidade e das pessoas de quem matei saudades. Aquelas que gostam de dizer (e fazer o que dizem) "Eu atiro para o chão, porque o pessoal da câmara tem que trabalhar!".
Tinha saudades do trânsito caótico de Lisboa, do Porto e até de Viseu. Como fiquei agradada por saber que até esta cidade do interior se está a tornar um ponto alto no desenvolvimento do stress produzido por maus condutores, filas de trânsito, estacionamentos mal feitos... Nesta temática eu tinha saudades da falta de civismo dos condutores e dos peões que insistem em passear (NOTA: não é passar) no meio da rua, fora da passadeira.
Ah! fiquei muito contente por ouvir dia e noite a sirene do quartel dos bombeiros a chamar homens apra apagar fogos em matas por limpar e queimadas mal vigiadas feitas em tempo extremamente seco.
Também matei as saudades dos preços das coisas e da descoordenação e atraso dos transportes públicos.
No dia em que cheguei a Portugal, matei logo as saudades da antipatia da maior parte dos funcionários do aeroporto (estão no bom caminho para cativar turistas!!), mas esta quinta-feira descobri uma coisa da qual nunca tinha tido saudades. Nunca tive saudades, porque não conhecia, mas acho que agora vou sentir muita falta dos distribuidores dos sacos de plástico no aeroporto. Toda a gente sabe que só se podem levar 100ml de cada líquido e têm que ir num saco. Qual não foi o meu espanto: tinha que pagar 1 (um) euro. O segurança explicou que saem 2 sacos mas só podemos usar 1. Então porque não pôem 1 a 5o cêntimos? Ou melhor, porque não os dão de borla?? Eu acho que o Aeroporto de Zurique é uma máquina de fazer dinheiro, mas nem lá há o descaramento de pedirem dinheiro por esses sacos. 1 EURO?? O segurança foi simpático e deu-me um saco que lá tinha, pois até nas moedas a máquina é esquisita, só aceita 1EURO. E fui eu durante um bom bocado a perguntar a ninguém: 1 euro? 1 euro? Como é que nós não vamos ter saudades disto? Eu terei.

PS. Quando cheguei cá, apercebi-me que já tinha saudades de me armar em snob, mas é mais forte do que eu! Não consigo chegar e ficar indiferente ao que vejo...

3 comentários:

Ângela Mendes disse...

finalmente voltaste aqui e eu posso matar as saudades que tinha .... estava farta de vir e nunca "estares"....

Luisa disse...

Não deve mesmo ficar indiferente, caso contrário tudo continua na mesma.

Boa estadia

Luisa

Luísa disse...

Ângela!
Sabes como é... se é da terra das vacas... é da terra das vacas. Não tinha nada que escrever quando estava em Portugal. :P
Não é bem essa a justificação, simplesmente dediquei mais tempo às outras coisas e às pessoas que não posso ter por aqui do que ao meu blog. :D

Luisa. A estadia já acabou. Agora é mesmo por terras helvéticas e mais frias. Apesar de tudo o que está escrito, eu tive um bom bocado por POrtugal. Só acho que não quero ir aí tão depressa. É triste, mas é a realidade!!

Boa semana, para as duas. ;)