quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Dentro de portas

Se as casas diferem por fora, obviamente que também diferem por dentro. Mas não é só na mobília. Ora veja-se...

A cozinha da cabana da montanha versus a cozinha da casa do Ticino.

Os primórdios do aquecimento central... mas este fogões são tão valorizados que conheço uma senhora que mandou uma casa com 200 anos ao ar, mas fez questão de preservar o fogão para a casa nova!! :)  


Eu esqueci-me de quantos anos tem este quadro. Mas garanto que não é da década passada. Achei uma coisa de outro mundo... Olha o trabalho que esta gente teve para fazer esta montagem de três imagens!!!!
Aqui são dois quartos da casa do Ticino. Tipicamento do Sul...
Já este berço é mais do Norte. Embora a criança não caísse... mete-me um bocado de confusão tanto atilho... :-O
Esta... toda a gente já viu uma... :D
Chegamos à sala de estar... Um armário lindo. E um fogão de sala... soberbo. Este Já é diferente do outro porque aqui a ideia era mesmo só aquecer a sala. No de lá de cima a forma permite que se aqueçam coisas, que se mantenha a comida a uma boa temperatura, que se sequem os sapatos...

E por fim a sala de jantar. A mesa da esquerda é de uma família mais abastada. O trabalho de marcenaria, a forma, aquela ardósia no meio, as cadeiras... Uma coisa que eu gosto na mobília tradicional suíça é que todas as cadeiras, independentemente da forma, são extremamente leves. Sei lá de wue material as fazem, mas... mesmo leves.
Outro detalhe. Todos os arranjos florais (com excepção de um, que publicarei noutro momento)encontrados nas casas são com flores naturais colhidas nos jardins do museu. Os trabalhadores/voluntários do museu também como tarefa apanhar flores e mantê-las frescas nas diversas casas. O que dá um ar muito mais acolhedor a cada recanto.

Sem comentários: