terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Com as mãos

O trabalho manual ainda é muito valorizado nesta terra. Desde muito pequenos que mexem em tudo com as mãos. E muitos deles mantém-se ligados ao trabalho manual ao longo da sua vida. No museu há vários exemplos de trabalho manual a ser executado em ao vivo por artesãos vestidos a rigor. Tear, tricot, esculturas em madeira... tanta coisa...

Este é banal. Mas... eu achei tanta piada ao moinho. Muito pequeno e tocado por um fio de água...
Sabem os sinos dos jogos olímpicos, usados em certas modalidades desportivas? Produto helvético... claro! Aqui são exemplos de chocalhos para vacas. Cada sino tem o seu toque próprio que os distingue dos outros.

 Gostei muito da mesa de canto. Além de ser um belo trabalho de marcenaria, é muito interessante ter só duas pernas. Já a cama tem um trabalho relativamente simples no que diz respeito à marcenaria. Já no que diz respeito a pintura... Uma cama destas custa uma fortuna!!!!

Tem mesmo de tudo naquele museu... aqui é onde de x em x tempo se pode ver fazer carvão. Vê-se as marcas de uma pira e a outra a ser construída lá atrás.

       
 Resolvi colocar a drogaria na secção dos artesãos. Primeiro o jardim do botânico. Depois os diferentes moinhos para moer os diversos grãos e ervas que vão ser colocados...

 ... em diversos tipos de recipientes e depois vendidos junto a um balcão maravilhoso com este. Só falta o velhinho curvado, com uma careca brilhante, a olhar por cima dos óculos... :)
Este também é um artista. Já tinha ouvido várias vezes o som grave e agradável deste instrumento tão suíço. Mas ainda não o tinha apreciado ao ar livre. Consegui isso, em plenos Alpes. E, digo-vos... é brutal!

E finalmente chego à última publicação sobre Ballenberg. Não é que não haja mais fotos, não é que não haja mais coisas sobre as quais eu poderia falar. Mas... já se tem uma boa ideia deste museu bastante interessante.

Sem comentários: