sábado, 29 de outubro de 2016

de Gestão

Eficiência é coisa desejada em qualquer empresa. A empresa onde eu trabalho gaba-se de ser boa e que quer ser melhor e que o raio a parta. Mas, a bem da verdade, se o conceito de eficiência desta gente é este… não quero saber qual é o de ineficiência…

Uma das coisas erradas é meter gente e mais gente para trabalhar. Estamos hooooooras sentados sem fazer nada porque não há vôos. Não digo que se feche o estaminé, mas… talvez reduzir o número de empregados em certos momentos não seria mal pensado… é demasiado entediante.

Outra coisa é o atendimento ao público via telefone. Estou eu nos perdidos e achados e dou comigo a responder a perguntas que deveriam ser feitas por agências de viagens ou companhias aéreas…

Ah a que horas chega o avião de Podgorica? E lá vamos nos saber se há só um voo de uma companhia ou se há mais. Se há sou um ou se há mais por dia. Se há vôo charter ou nem por isso.

Ah a minha filha vai para a Conchichina e eu queria saber quantos quilos pode levar na bagagem ? Sei lá… cada companhia tem as suas regras. Depois, mesmo dentro de cada companhia, depende da classe em que se viaja, depende se houve upgrade, depende do frequent flyer card…  nós estamos nos perdidos e achados, nós trabalhamos com as empresas à chegada, não à partida…

Ah na minha viagem para o Fim do Mundo eu perdi a minha camisola no café. Vocês ficaram com ela. Não, nós não ficámos com ela. A nossa companhia trabalha só com coisas dentro do avião. Quem perde algo dentro do edifício, no café por exemplo, tem que se dirigir aos perdidos e achados do aeroporto, que pertencem a outra companhia. Ah, mas vocês disseram para ir buscar ao terminal2. Não, nós não dissemos nada, porque…

Desculpe, mas não é a nossa companhia. Desculpe mas não é o nosso terminal. Desculpe, mas não é nas chegadas. Desculpe, isso é nas partidas. Desculpe, mas isso é na companhia aérea. Desculpe, mas isso é com a agência de viagens.

Se a empresa tivesse um serviço telefónico decente a coisa seria melhor. Tinham uma recepcionista a trabalhar que encaminharia as chamadas para o sítio certo... um PBX nos dias de hoje é a coisa mais fácil de gerir... ah companhia aérea x?! Sim, só um segundo. BIP... sim, sim, eu encaminho-o para os perdidos achados do aeroporto. ah não foi no aeroporto, foi no avião?!? Então só um momento, por favor... BIP...

Assim não perdíamos tempo com coisas inúteis, não respondíamos aos passageiros com um não sei ou um não é aqui. Porque isso também não abona muito em favor da empresa.

Gestão de recursos básica...

Sem comentários: