quarta-feira, 22 de maio de 2013

Como ser eliminado da lista de amigos em 2 segundos

Ele é gente que é apologista da guerra e vai para os murais dos outros destilar ódios patetas. Ele é gente que não faz nada de mal, mas fica com os comentários bloqueados ad eternum. Ele é divulgação de tratamenots de beleza, de saúde física e espiritual e de banha da cobra também. Ele é campanhas de angariação de fundos para salvar a centopeia de 99 patas. Ele é amizades criadas, casamentos destruídos e crianças baptizadas graças ao livro das caras (no Brasil há um Facebookson das Silva, ou perto desse sobrenome, porque o nome bate certo!!).

No mundo cibernético há de tudo. Nós temos é que saber o que quermos para nós. Adicionar desconhecidos é da nossa conta e risco. Gostar de páginas e participar em debates nessas mesmas páginas também. Mas... vem o reverso da moeda. Há muito boa gente que gosta de tudo, adicona tudo, carrega em like para tudo. E nós, os que estamos na lista de amigos, levamos com isso no nosso "mundo" quer queiramos quer não.

A mim irritam-me as filosofias baratas, mas com isso posso viver bem . O que me custa é quando há moralismo ilustrado... Puta que pariu para as mensagens moralistas com cães a desfazerem-se ou bebés a morrer. "Se fosse um homem ou uma mulher pelada teria já mais de 2.000 likes", isto por cima de um bebé cheio de tubos por todo o lado e com uma feriaa do tamanhho de um punho adulto no peito, com o que parecia ser o coração exposto ao ar (pergunto-me se a imagem é verdadeira).

Não sou pessoa de se sentir mal com estas coisas. Comovo-me, mas a nível físico o mais que pode acontecer é eu começar a chorar, mas vem do psicológico. Hoje não foi assim!!
Se eu não estivesse sentada, teria caído para o lado com a imagem que acabei de ver. O sangue subiu-me todo à cabeça, fiquei com os pés gelados e e cabeça a latejar. Não é justo uma criança estar em sofrimento. Não é justo que as pessoas não se preocupem. Mas há gente sensível (e eu nem me considero assim sensível) no outro lado dos nosssos faces.
Porra... tanto querem fazer que estragam tudo. Não é porque eu vejo uma cena destas todos os dias que eu faço mais. Mas garantido é que fico com dores de cabeça. Mesmo antes da hora de dormir!! Faz cá um bem à sociedade!!! Faz cá uma diferença na vida daquela criança pôr os outros mal (e às vezes é só fotoshop!!)...

O certo é que a minha lista de amigos encolheu uma vez mais. A minha vida é um filme de terror. Quero ver publicações com flores, com bonecos, com piadas, com músicas. Aceito likes em notícias de jornal, mesmo que sejam péssimas, pois leio o título e só continuo a ler se quiser. Agora terror psicológico por gente que engole sem mastigar... Thanks, but no thanks!  

2 comentários:

João disse...

Uma boa reflexão com a qual concordo a 100%. Há pouco tempo deixei o FB para voltar para um blogue que ninguém lé, mas onde ninguém me chateia e apenas aparecem dois ou três amigos cheios de bom senso!

Obrigado pelo texto

Luísa disse...

Eu gosto do FB porque me mantém ligada a Portugal. Felizmente nem toda a gente é alucinada desta maneira.
Mas é certo que assusta ver gente nova (no caso ela é mais nova que eu) a aceitar tudo o que lhe enfiam pelos olhos, a não ter pensamento crítico, a não ser capaz de pensar por si e aind apor cima partilhar com os outros, quer queiram quer não, sem pensar que pode estar a ferir alguém.

A andar assim, quase que vale mais voltarmos ao tempo da idade da pedra...

E não tem nada que agradecer! ;)