quinta-feira, 9 de maio de 2013

Caixa 3

Lá no trabalho a coisa funciona assim:
A pessoa da caixa 1 está seeeeempra na caixa. Quando há muitos clientes chama a da caixa 2, quando há mais gente chama a da caixa 3 e por aí fora. Normalmente a caixa  6 é usada só aos Sábados.
Quando não são precisas, as pessoas das caixas 2, 3, 4, 5 e 6 andam pela loja a fazer outros trabalhos, começando a abandonar a caixa a pessoa da 6, depois da 5.
Como hoje é feriado, ontem houve uma maior afluência e os "caixeiros" trabalharam mais do que o normal.
Eu era caixa 3. Foi-me atribuída às 2h e só saí de lá às 8h.

Houve um momento que precisei de ir à casa-de-banho. O caos era tanto que fui aguentando. Mas há aquelas alturas que o nosso corpo começa a dar sinal de alarme. E eu estava no desespero. Estavam as caixas 2, 3 e 4 a funcionar. Pensei que dava para fugir 2 minutos e fechei a minha caixa. Que fui eu fazer!!!!

A da caixa 4 teria que sair daí  apouco tempo e começou a mandar o pessoal para a caixa 3. Mas estava lá o aviso a dizer que eu iria fechar depois daquele cliente, então os outros não sabiam o que fazer.
A caixa 4 olha para mim com cara de poucos amigos. Eu lá lhe disse que estava meeeesmo aflita. Então ela tem uma tirada de génio. Reabre a tua caixa, eu fecho a minha e vou trabalhar para a tua. Percebi que dali não levava nada e reabri a minha caixa. Ela fechou a dela e veio ter comigo. E eu disse-lhe que não queria.

Cada caixa começa com 1000 francos que são pesados numa máquina. Por questões de segurança, temos uma password que não permite que ninguém aceda ao "nosso" dinheiro durante todo o dia. E eu ia dar o acesso ao "meu" dinheiro de mão beijada?!?!
Não queres que eu venha? - Não! Eu não quero ninguém a mexer no meu dinheiro. Se ao fim do dia faltarem 1000 francos na caixa eu tenho que me resolver sozinha. Mas se faltar 1 franco e tivermos sido duas na mesma caixa, como é que se resolve?!?!? É que a semana passada aconteceu isso com dois que tarabalharam na mesma caixa e foram 400 francos a faltar (é mais de metade do ordenado nacional português!!!!!!). Eu já gosto pouco de trabalhar na caixa. O dinheiro aflige-me!! Se me acontece uma dessas... tenho um treco!

Assim, encolhi-me toda até haver menos gente e quando a caixa 5 reabriu (não sei por que raio não reabriu a quatro) eu escapei-me os tais dois minutos.

A sorte é ter um corpo que se controla muito bem, porque o meu cérebro ficou muito confuso. Como é que ela não podia continuar na caixa 4, mas podia continuar na minha?!?!? Está gozar comigo ou quê?!?

O que salvou o dia foi o facto de ter trabalhado com o choninhas do meu chefe (choninhas no início era a minha dúvida a falar mais alto, depois percebi que ele é uma pessoa que sabe o que faz e, agora, é uma coisa carinhosa...) e o homem pôs-nos a picar a carta antes das 9h (hora oficial de fecho de turno). Isso nunca me tinha acontecido... 9h30, 9h40, 9h48...

E o que ajudou mais foi eu ter podido fazer estas fotos.
Quando ia trabalhar, desci a rua e olhei para trás, para ver como estava linda e pensei que para a semana devo poder sentar-me lá em cima. Nunca pensando que poderia vir a tirar a foto da noite (eu passo ali perto das 10h, ou até depois, e é escuro como breu). Sentei-me lá em cima, e deixei-me apreciar o silêncio da cidade que adormecia (porque já tinha acalmado há umas horas)...


Sem comentários: