domingo, 9 de setembro de 2012

Mais estúpido que um camelo!!

As minhas férias já lá vão... há mais de um mês... mas aconteceram coisas que não me largam o pensamento. Eu acho que tenho alguma doença paranóica, mas... há coisas que me fazem comichão e que me incomodam mais que uma pulga.

Foram duas semanas loucas, viagens para sítios inesperados ou em datas inesperadas e até para ver coisas inesperadas. Isso fez-me reencontrar pessoas e conhecer novas pessoas e conhecer novas facetas das pessoas reencontradas. Infelizmente o saldo foi negativo na questão das relações humanas. :s

Um reencontro foi em Londres. Um homem, homossexual, perto dos trinta anos, com um mestrado pela faculdade de letras da Universidade de Lisboa e a frequentar doutoramento em Londres. É uma pessoa que já viajou por uns quantos países, europeus e não só,que já viveu em outros além de Portugal e Inglaterra. Com este quadro deveríamos pensar que se está perante uma pessoa de mente aberta, que aceita a diferença, que não é de todo racista e discriminadora. Wrong!!

Ai como eu me enganei! Ele sempre teve ar de superioridade, mas eu conheço muita gente que tem ar de supeioridade pelo curso que tirou, mas que nunca fez o que ele fez. Nunca pensei que chegasse a este extremo. Enquanto estive em Londres notei pequenas coisas, mas não liguei. Pois só estive lá três dias e como ele tinha assuntos para tratar passei muitas horas distraída com a milhentas coisas que há para ver e fazer em Londres.

Mas quando seguimos para o nosso verdadeiro destino de férias... eu ia tendo um colapso.

Eu conheço-o (pensava que conhecia) há uns anos e alinhei na loucura de ir para o Dubai com ele porque pensava que seria uma óptima companhia. Claro que, para tal aventura, passei muito tempo em frente ao computador a ler as "regras de funcionamento do país". Como mulher ainda tinha que ter mais cuidado do que um homem. Tive que reformular o meu guarda-roupa e dei comigo a usar t-shirts e bermudas que mais apreciam calças e  bermudas brancas (uma cor que odeio para saias, calças ou calções) e saias compridas (que eu acho que me ficam mal) num território em que a temperatura média era 45º...  Os lenços já tinha, porque eu gosto de os usar o ano inteiro (sim, por vezes eu também tapo a cabeça com eles, simplesmente não é da mesma forma, nem pelas mesmas razões que as muçulmanas), mas as saias tive que as comprar.
O que ele me criticou por eu simplesmente obedecer a uma regra do país que ia visitar!!!! Como se fosse um crime eu sujeitar-me às regras deles. Mas... se uma pessoa vai para outro país, tem que aceitar as regras do mesmo ou não adianta sair de casa. Ou estou enganada??

Só que o pior não foi ouvir isso contra mim. Foi ver e ouvir como ele tratava toda a gente que nos prestava serviço. Uma pessoa com formação superior, que pertence a um grupo minoritário, viajada...
Primeiro, o tom com que ele falava, o uso muuuito lacónico de obrigado e por favor.
Segundo, como é que ele consegue chamar pretos aos paquistaneses e indianos que nos prestavam serviço de forma eficiente, rápida e sempre muito educados?
Como é que ele consegue chamar de chinocas ou japas a todas as mulheres com feições orientais, mas que, por causa de outras caracteísticas (cor da pele, forma de falar, etc.), se percebe à distância que são de países do Oriente, mas nunca da China ou do Japão?!?

Mas há mais... nós ficámos instalados no mesmo quarto e ele tinha a mania absurda de deixar o computador no chão. Eu disse-lhe que não era bonito, que se devia deixar alguma ordem para os empregados trabalharem com calma. A resposta dele: eles são pagos para trabalhar. É um facto, eles são pagos para trabalhar. E é um facto é esse facto que distingue um empregado de um escravo. E ele só via escravos.

Na cidade do Dubai só é permitido visitar uma mesquita (é engraçadinha, mas não pensem em nada sumptuoso como na Turquia ou assim, é uma mesquita relativamente recente, sem o peso e o ouro da História) e eu fiz questão de ir vê-la. Já tinha lido que era preciso levar roupa respeitosa (para as mulheres significa ter só as mãos e a cara à mostra), mas quando perguntei ao concierge quanto tempo levava o táxi do hotel até lá, ele, extremamente educado, disse-me também para me cobrir bem e foi aí que percebi que os braços deviam ir cobertos até aos punhos.

No dia seguinte, quando o meu colega me viu vestida para sair fartou-se de se rir de mim. E descontraidamente vestiu uns calções acima do joelho e uma t-shirt justa ao corpo com uma "mini-manga". Ele era homem, podia ir de qualquer forma. Eu já estava cansada de tanto disparate só lhe disse tu lá sabes, mas acho que assim não vais a lado nenhum. Resultado, teve que vestir o orgulho dele com uma túnica que deve ser usada por tantos outros turistas. O mais engraçado de tudo? Ele era o único homem com roupa emprestada!!!

A cereja em cima do bolo foi na hora do check-in de regresso a  Londres. Estava um anão a tentar fazer o check-in, mas parecia que havia problemas com o bilhete. Pois sua exclência conseguiu fazer piada até com o anão. Para mim foi o fim da picada e disse-lhe: tu com gay és de um grupo minoritário e eu espero que gozem muito contigo no futuro.

Não entendo, juro que não entendo como uma pessoa pode ser assim. Foi uma semana de piadas ridículas, ofensivas, racistas, discriminatórias. Eu cheguei a desejar que as férias acabassem rapidamente, pois antes ficar na parvónia sem conhecer países "exóticos", mas ser uma pessoa honrada, do que andar a carimbar passaortes e ser simplesmente uma besta.

 

Valeu a pena a aventura pelo Dubai, mas a náusea que ele me causou... fez-me jurar que com ele... nunca mais!

2 comentários:

Anónimo disse...

e caso p dizer:o habito n faz o monge!as pessoas e q tem a mania de retular so pk tem um curso tem outra mentalidade, isso e um engano tremendo! o teu amigo e prova disso e entao como gay devia era estar mt calado q tb deve ouvir umas qts coisas...

Luísa disse...

Eu sei que um canudo não faz a pessoa com um bom carácter, com humanidade. Mas... com o que ele já viu e viveu... devia ser uma pessoa mais mente aberta até do que eu... :s
Foi triste descobrir que tinha um amigo assim, que na realidade ele é só amigo do seu próprio ego. Mas pode ser que um dia ele aprenda alguma coisa e se arrependa...