sábado, 15 de setembro de 2012

Arte, para mim, é isto

No trânsito entre Zurique e Dubai estive três dias em Londres. Gostei de ver umas coisas, mas, no geral, não é cidade que me tenha deixado de boca aberta. Tem muitos parques, mas há ruas inteiras sem uma única árvore e passar zona de Picadilly Circus... parecia que não conseguia respirar dada a falta de árvores à mistura com tantas pessoas e carros. O meu irmão diz que é a Suíça que está a dar cabo de mim, mas se virmos bem... mesmo com os abates estúpidos em certas zonas e tirando as meia dúzia de ruas em volta da Rua Augusta e a eira que é [ou era, já não sei, pois já lá vi oliveiras em vasos gigantes] a Praça do Comércio, Lisboa tem árvores que se vejam comparando a tantas ruas por onde passei.
Ainda bem que eu apanhei dias de calor e Sol, para passear em Regent's Park, pois acho que teria ficado extremamente deprimida naquela cidade.

No entanto, não foi tudo mau e descobri algumas coisas que achei lindaaaaas! St. Paul deixou-me maravilhada e os amontoados de estátuas e placas mandadas criar por tantas famílias em honra de tanta gente, amontoadas numa das entradas de Westminster... levaram-me a outro mundo. Mas mesmo assim não foi isso...

Fui a King's Cross. O meu colega não morava assim tão longe e no fim de estudar aquele mapa louco do metro lá me meti a caminho. Queria ver um dos sítios que eu cismei que era de inspiração do Aldous Huxley (era uma estação de comboio, sim, era Cross, sim, mas não era King's, era Charing [que também tive oportunidade de ver]).
Claro que King's Cross não tem nada de especial e ainda perde mais importância quando se olha para o hotel  "por cima" da estação St. Pancras. Mas o que realmente me impressionou estava dentro da estação. The Meeting Place, de Paul Day, é simplesmente fantástica. Quando a vi estive que tempos a olhar para ela, para os pormenores, a tirar fotos... A pensar que seria difícil encontrar uma estátua "minha contemporânea" tão bonita.

Hoje andava na net e descobri um trabalho de um tal Mati Karmin, em Tartu, uma cidade da Estónia.

Convenhamos!, depois de ver certos Afonsos Henriques e certas homenagens ao 25 de Abril... Ver duas estátuas deste calibre (ainda que uma não tenha sido ao vivo)... é para se ficar de queixo caído com tal beleza e simplicidade. E, naturalmente, tem-se dificuldades em escolher a número um. Ou estarei errada?!?


 
P.S.: Londres tem uma coisa muito melhor que a Suíça: o café. Para quem ache que não se bebe nada de jeito em terras de sua Magestade... é melhor não pedir um café aqui na Helvécia!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

tens q publicar do dubai...e o meu sonho :D

Luísa disse...

e se eu te adicionar no meu Facebook? é que eu já criei uma pasta por lá porque me fizeram o mm pedido. é que foi uma semana que teve várias coisas interessantes e, muito sinceramente, não me apetece fazer outro upload.

Se aparecer mais alguém por cá a fazer o mesmo pedido, aí talvez faça o upload. mas por agora, se quisesses... era mais fácil para mim (e as fotos desse album têm esclarecimentos :D)